Primeiro infetado num campo de refugiados palestinianos no Líbano

22 de Abril 2020

Beirute, 22 abr 2020 (Lusa) - Um primeiro caso de infeção de covid-19 foi detetado no campo de refugiados palestinianos de Wavel no Líbano, anunciou a ONU, que está a realizar testes médicos às populações locais.

Beirute, 22 abr 2020 (Lusa) – Um primeiro caso de infeção de covid-19 foi detetado no campo de refugiados palestinianos de Wavel no Líbano, anunciou a ONU, que está a realizar testes médicos às populações locais.

O paciente foi transferido para o hospital público Rafic Hariri em Beirute, disse na terça-feira à noite a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (Unrwa) que não forneceu mais detalhes sobre o caso de contágio.

Segundo a France Presse, o doente é um refugiado palestiniano que se encontra num campo de refugiados libanês depois de ter abandonado a Síria.

O campo de Wavel, mais conhecido por “Campo Galileia”, fica situado na zona da cidade de Baalbek, no vale de Bekaa.

Uma equipa de médicos encontra-se no local onde realiza testes de despistagem de covid-19, disse a Unrwa através de um comunicado.

No Líbano encontram-se 677 pessoas infetadas pelo novo coronavírus que comunicou 21 mortos.

A propagação da pandemia entre os refugiados sírios e palestinianos é uma das principais preocupações das organizações não-governamentais referindo a elevada densidade populacional nos campos e a existência de famílias numerosas.

No Líbano encontram-se neste momento 174 mil refugiados palestinianos, de acordo com os relatórios oficiais, acreditando-se que o número pode ser superior, ultrapassando o meio milhão de palestinianos.

As Nações Unidas registaram um milhão de refugiados sírios mas o governo de Beirute acredita que se encontram no país um milhão e meio de pessoas que fugiram da guerra na Síria.

 A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa “passou o dia em repouso”

Advertisement

O Papa Francisco “passou o dia em repouso” após a cirurgia abdominal a que foi submetido na quarta-feira para corrigir uma hérnia e os seus “parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis”, informou no domingo o gabinete de imprensa do Vaticano.

OMS adverte para risco de surto de cólera na Ucrânia

Advertisement

A técnica oficial do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Teresa Zakaria, alertou no domingo para o risco de cólera nas zonas afetadas pela destruição da barragem de Kakhovka, na região de Kherson, na Ucrânia.

Urgências e privados vão poder passar baixas

Advertisement

As urgências hospitalares e o setor privado vão poder passar baixas e algumas licenças por cancro poderão ser alargadas para três meses, anunciou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial

Advertisement

A Organização Mundial de Saúde declarou hoje o fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial, registando 12 mortes confirmadas e outra 23 provavelmente devidas à doença, quatro meses após os primeiros casos naquele país da África Central.

Cólera mata 141 pessoas em Moçambique desde setembro

Advertisement

 Uma epidemia de cólera já provocou 141 mortes em Moçambique desde que eclodiu em setembro de 2022, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país no boletim dedicado ao acompanhamento da doença.

MAIS LIDAS

Share This