Irão regista novo aumento do número de mortes, mas menos contaminações

27 de Abril 2020

Teerão, 27 abr 2020 (Lusa) – O Irão anunciou hoje um aumento significativo, para quase uma centena, nas mortes diárias devido à covid-19, enquanto o número oficial de novas infeções caiu abaixo de mil casos em 24 horas pela primeira vez no último mês.

Teerão, 27 abr 2020 (Lusa) – O Irão anunciou hoje um aumento significativo, para quase uma centena, nas mortes diárias devido à covid-19, enquanto o número oficial de novas infeções caiu abaixo de mil casos em 24 horas pela primeira vez no último mês.

Entre o meio-dia de domingo e o meio-dia de hoje, foram registadas mais 96 mortes com covid-19, elevando o número de mortes causadas pela pandemia para 5.806, segundo o Ministério da Saúde.

No domingo, o Governo tinha reportado uma queda no número de mortes para 60, o mais baixo em termos diários, desde 10 de março.

Quanto a novos casos de contaminação, o Irão registou 991 entre domingo e hoje, sendo o total de casos confirmados no país de 91.472.

A este número de mortes com covid-19, junta-se ainda 700 de pessoas que morreram por consumo de álcool adulterado, entre 20 de março e 19 de abril, acreditando que essa poderia ser uma cura contra a doença.

Desde 11 de abril, o Governo iraniano autorizou uma reabertura gradual dos negócios e suspendeu as restrições de movimentação dentro do país que tinham sido impostas para combater a propagação do vírus.

Escolas, universidades, mesquitas, santuários xiitas, cinemas, estádios e outros locais de encontro permanecem fechados em todo o Irão, que vive desde sábado o período de Ramadão.

Desde domingo, as autoridades estão a aumentar a reabertura de mesquitas em áreas pouco afetadas, embora sem clarificar os critérios.

“Estamos a analisar a situação a cada quatro dias”, para restabelecer as restrições de saúde, se necessário, disse Iraj Harirchi, vice-ministro da Saúde, na noite de domingo.

“Reabertura não significa normalização”, explicou o governante, durante um programa numa televisão estatal.

O Irão, que anunciou os seus primeiros casos de contaminação em fevereiro, é o país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus no Médio Oriente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights