Inteligência Artificial distingue entre pneumonia e Covid-19 nas radiografias de tórax

7 de Maio 2020

o modelo proposto atingiu uma taxa média de sucesso de 92% ao diferenciar os diferentes tipos de pacientes

Uma equipa de investigação da Universidade Politécnica de Valência (UPV), pertencente ao grupo CVBLab, desenvolveu um modelo preditivo de Inteligência Artificial capaz de distinguir entre pacientes saudáveis, com pneumonia e com Covid-19, a partir de radiografias torácicas.

Segundo Valery Naranjo, professor da UPV e diretor do CVBLab, o modelo proposto atingiu uma taxa média de sucesso de 92% ao diferenciar os diferentes tipos de pacientes. “O algoritmo tem um desempenho ainda melhor ao distinguir casos de coronavírus. A sua taxa de sucesso é um pouco maior em relação aos demais casos: 97%”, destaca Valery Naranjo.

O grupo de investigação do CVBLab tem uma longa experiência no campo da Inteligência Artificial. A sua especialidade é o desenvolvimento de algoritmos de visão computacional aplicados a imagens biomédicas. “É por isso que colocamos o nosso conhecimento ao serviço da luta contra esta pandemia”, conclui Julio Silva, engenheiro biomédico e também membro do CVBLab.

Para desenvolver este modelo de previsão, os engenheiros aplicaram técnicas de classificação e segmentação, com base em algoritmos, num grande número de imagens de radiografias. Valery Naranjo explica que existem muito mais radiografias de pacientes saudáveis e de outras pneumonias do que de Covid-19, devido à natureza recente do coronavírus e ao facto de muitos bancos de dados não serem de utilização livre, o que é uma dificuldade adicional. “O modelo que desenvolvemos resolve esse desequilíbrio entre os diversos tipos de pacientes e permite-nos oferecer resultados fiáveis e robustos”.

AG/AO

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights