Plataforma ‘online’ disponibiliza informação científica em português

11 de Maio 2020

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) criou, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma plataforma 'online' para reunir conteúdos científicos em português sobre a pandemia de covid-19.

Os conteúdos do Centro de Informação COVID 360/IHMT/NOVA/CPLP, que já está em disponível, serão publicados no site do IHMT/NOVA, segundo informação divulgada hoje pela CPLP.

A plataforma é “suportada por quatro grupos temáticos nas áreas clínica, epidemiologia, virologia e de biossegurança para recolher material científico relacionado com a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2”, acrescenta.

O IHMT/NOVA, que é observador consultivo da CPLP, quer, através da plataforma, fomentar a interação com técnicos e especialistas do espaço lusófono, em especial dos países africanos, facultar ferramentas de apoio aos seus planos de contingência e disponibilizar informação científica atualizada.

O número de casos de covid-19 em África atingiu hoje os 64.214, com 2.293 mortes e 22.243 doentes recuperados.

Entre os países lusófonos, a Guiné-Bissau lidera com 726 os casos registados de infeção por covid-19 no país, com três mortes e 26 doentes recuperados.

Cabo Verde regista 260 casos acumulados da doença e dois mortos, São Tomé e Príncipe 212 casos e cinco mortes e Moçambique 103 e Angola tem 45 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 439 casos positivos de infeção e quatro mortos.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights