“A hora do reconhecimento é agora e as palmas não bastam”- diz bastonária dos enfermeiros

12 de Maio 2020

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros considerou hoje ter chegado a "hora do reconhecimento" do papel dos enfermeiros e alertou que "um país que continua a injectar milhões para salvar bancos parece que não aprendeu nada" com o coronavírus.

“Num sistema de saúde frágil como é o nosso, historicamente subfinanciado e politicamente desprezado, parece hoje claro que os enfermeiros portugueses chegaram antes de tempo. O seu papel só agora começa a ficar claro aos olhos da opinião pública. A hora do reconhecimento é agora e as palmas não bastam”, declarou Ana Rita Cavaco.

A bastonária falava num “webinar´ para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro e subordinado ao tema “Os Enfermeiros e os desafios para a saúde”, iniciativa que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lembrando ter sido importante no seu mandato criar um lema que unisse os enfermeiros em torno de um ideal e uma missão, a bastonária referiu que hoje, “olhando para trás, já ninguém imagina a enfermagem portuguesa sem esta frase: “Ninguém está sozinho”.

“Tornou-se muito mais do que um lema dos enfermeiros portugueses. É um porto de abrigo, um recanto de energia, uma bolsa de oxigénio para os momentos difíceis. Na verdade, se todos cumprirmos aquilo que a mãe da enfermagem moderna (Florence Nightingale) nos ensinou, ninguém ficará sozinho. Nem doentes, nem enfermeiros”, disse.

Segundo Ana Rita Cavaco, o Dia Internacional do Enfermeiro comemora-se hoje numa altura “particularmente delicada”, mas justamente na data que coincide com o dia do nascimento de Florence Nightingale, “a primeira mulher a bater-se pelas boas práticas no controlo de infeção”.

Recordou a propósito que durante a Guerra da Crimeia, esta “mãe da enfermagem moderna” impôs a obrigatoriedade da lavagem das mãos e revolucionou as práticas de higiene nos hospitais de campanha britânicos e, passados quase 200 anos, hoje o mundo “entende, melhor do que nunca a obra desta enfermeira e o seu inegável contributo” para a evolução da Saúde Pública.

“Foi preciso tempo para o mundo compreender o papel de Florence. Foi também preciso tempo para os portugueses entenderem o contributo fundamental dos enfermeiros. A verdade é que o tempo corre quase sempre contra os visionários, os artistas, aqueles que chegam antes do tempo”, disse a bastonária.

Em seu entender, num “sistema de saúde frágil” como é o caso português, “historicamente subfinanciado e politicamente desprezado”, parece hoje claro que os enfermeiros portugueses chegaram “antes de tempo” e o seu papel só agora começa a ficar claro aos olhos da opinião pública.

“Quanto vale não deixar ninguém sozinho? É esta a pergunta que deve nortear as decisões políticas de futuro no que diz respeito à saúde. Um país que continua a injetar milhões para salvar bancos parece que não aprendeu nada com este vírus”, questionou Ana Rita Cavaco.

Entretanto, uma nota da Ordem dos Enfermeiros sublinha, a propósito deste dia, que o evento assume particular importância este ano, quando se combate a pandemia da covid-19 e os enfermeiros estão “na linha da frente da prestação de cuidados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights