Paulo Teixeira Director Geral da Pfizer Portugal

O que de novo há em nós: A perspectiva da Pfizer no contexto da COVID-19

05/12/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

O que de novo há em nós: A perspectiva da Pfizer no contexto da COVID-19

12/05/2020 | Opinião

Vivemos tempos únicos fruto de uma crise de saúde global sem precedentes, não só a nível profissional, onde diariamente somos obrigados a redefinir prioridades e a inovar a forma como trabalhamos, mas em todos os aspetos das nossas vidas. O distanciamento social e o confinamento passaram a integrar o nosso dia-a-dia e, pela primeira vez em muitos anos, sentimos o peso da restrição à nossa liberdade. A conciliação entre o teletrabalho e a vida familiar tem sido um desafio. Esta crise mudou a minha realidade, tal como a de milhões de portugueses: agora é através das nossas casas que tudo acontece, o que obrigou a digitalização dos contactos, dos processos, dos negócios. A Pfizer tem procurado dar resposta a três preocupações fundamentais: a saúde e segurança dos seus colaboradores, assegurar o fornecimento contínuo dos nossos medicamentos e vacinas, e usar os nossos recursos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) para procurar dar uma resposta a esta pandemia em termos terapêuticos e de prevenção.
Desde o dia 13 de março, ainda antes de ser decretado o estado de emergência, todos os mais de 200 colaboradores da Pfizer estão em regime de teletrabalho e todas as participações em congressos nacionais e internacionais foram suspensas. Antecipando a exigência dos próximos tempos na gestão do dia-a-dia e, concretamente, na compatibilização da vida pessoal e profissional, reforçámos o apoio para com os nossos colaboradores e incentivámos a adoção de métodos de trabalho que permitam dedicar tempo à família, não esquecendo a saúde emocional, tão importante para ultrapassar da melhor forma o momento que vivemos. Como exemplo, implementámos um programa “Mente Sã em Corpo São” e efectuámos as nossas reuniões com todos os Colaboradores, (denominadas Town Hall), por via virtual, com periodicidade mais frequente e com questionários de follow-up.
Adicionalmente, monitorizamos de forma consistente e rigorosa o fornecimento de todos os medicamentos e vacinas, tendo um dos sistemas de cadeia de abastecimento mais sofisticados da nossa indústria, com mais de 40 fábricas próprias e 200 fornecedores globalmente, e implementámos medidas como o aumento da produção e a sua adequação para os medicamentos mais necessários. Para além disso, efectuámos uma avaliação de risco dos nossos principais fornecedores nas regiões afetadas para trabalhar e para acelerar as encomendas conforme necessário e instituímos um programa de controlo de logística melhorado para assegurar que os nossos medicamentos e vacinas são transportados das fábricas para os países.
Entendemos que a contribuição imediata do setor privado e das instituições de filantropia ajudará a salvar vidas, e nesse sentido assumimos o compromisso de ajudar e proteger os mais vulneráveis, através da doação de 40 milhões de dólares para apoiar e atender às necessidades das comunidades mais afetadas pela pandemia da COVID-19 em todo o mundo. Trata-se de uma iniciativa da Pfizer e da Pfizer Foundation que vai ao encontro das necessidades urgentes de quem está na linha da frente no combate desta pandemia. Os donativos complementam os investimentos da Pfizer em I&D face à COVID-19, bem como as contribuições a nível científico e humanitário feitas pela indústria farmacêutica. Trabalhamos e continuaremos a trabalhar lado a lado com as instituições nacionais, como por exemplo a Plataforma criada pela APIFARMA, Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos, – Todos Por Quem Cuida – no sentido de identificar as maiores necessidades dos nossos Profissionais de Saúde, fazendo chegar aos Hospitais e Centros de Saúde os materiais necessários.
E porque há mais de 170 anos trabalhamos todos os dias para garantir a prevenção e o tratamento das doenças mais temidas do nosso tempo e responder de forma mais eficaz às necessidades médicas não satisfeitas, a Pfizer e a BioNTech estão a colaborar num programa de desenvolvimento global em paralelo de 4 vacinas-candidatas para a prevenção da COVID-19, baseadas na plataforma de vacinas mRNA da BioNTech, tendo iniciado já ensaios clínicos em humanos, de fase 1/2, na Alemanha e nos Estados Unidos da América.
Esta colaboração vai igualmente ser potenciada pela extensa capacidade da Pfizer na I&D de vacinas, pela sua experiência na área regulamentar e pela sua rede global de fabrico e distribuição. As duas empresas vão trabalhar em conjunto de forma a aumentar a capacidade de produção para posteriormente dar resposta à necessidade originada pela pandemia e para disponibilizar, se for aprovada, a vacina em todo o mundo.
Não há dúvidas que este momento ficará marcado na história da humanidade pela questão da saúde pública, mas também será um marco que nos levou a uma reflexão sobre a forma com a qual nos relacionamos uns com os outros. Acredito que este momento é o indicado para nos transformarmos pessoalmente e para refletirmos sobre nós, enquanto pessoas.
Agora que estamos aos poucos a voltar à “realidade”, é ainda mais importante atuarmos com a máxima responsabilidade, de forma a salvaguardarmos a nossa saúde e a de todos os que nos rodeiam. Só assim conseguiremos, com a maior brevidade que nos for possível, voltar à normalidade. Na Pfizer estamos empenhados em fazer tudo o que for possível para auxiliar no combate a esta pandemia.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights