Feira semanal de Vila do Conde reabre a partir de sexta-feira

20 de Maio 2020

A Câmara de Vila do Conde anunciou hoje que a feira semanal vai reabrir a partir desta sexta-feira, com obrigação de utilização de máscara para todos os comerciantes e consumidores e limitação de acesso ao local.

A autarquia determinou que o acesso ao espaço será limitado, de forma a se cumprir as regras de distanciamento social, e recomendou a desinfeção das mãos a todos os que frequentem a feira.

A entrada no recinto será feita apenas por uma via, ficando também determinado que os feirantes estão isentos do pagamento da taxa de ocupação até 30 de junho.

As mesmas regras de segurança impostas para evitar a propagação da covid-19 serão aplicadas ao Mercado de Rural, que volta a ser realizado a partir deste sábado.

Ainda no âmbito do plano de desconfinamento que está a ser implementado no concelho, a autarquia vila-condense permitiu, desde esta semana, a abertura de vários equipamentos públicos.

Os museus municipais, o centro de memória, a loja interativa e posto de Turismo, os parques de jogos e de lazer, assim como os equipamentos desportivos da marginal, já estão disponíveis para serem utilizados pela população.

Em sentido inverso, continuam encerrados, por tempo indeterminado, os pavilhões e piscinas municipais, os abrigos dos pescadores, o albergue de peregrinos de Santa Clara, assim como o centro de juventude, o teatro e o auditório municipal.

A Câmara determinou, ainda, a autorização para a ampliação, até 50 %, das esplanadas de estabelecimentos de restauração e bebidas, e também vai permitir a instalação destas infraestruturas em praças, largos e pracetas onde, atualmente, essa ocupação não estava autorizada.

Em ambos os casos, será preciso um requerimento e apreciação da autarquia, sendo este regime excecional limitado até ao dia 30 de setembro.

Em Portugal, morreram 1.247 pessoas das 29.432 confirmadas como infetadas, e há 6.431 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

No concelho de Vila do Conde há registo, até terça-feira, de 287 pessoas infetadas.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor na segunda-feira, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para 30 de maio e a abertura das praias para 06 de junho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights