Vírus da diarreia mais frequentes infetam especialmente as crianças

25 de Maio 2020

Uma equipa de investigadores da Universidade de Valência realizou um estudo de marcadores de infeção e imunidade, tendo detetado anticorpos no sangue de sete genótipos diferentes da proteína rotavírus VP8, o vírus que causa diarreia infeciosa. No trabalho, publicado na revista “Scientific Reports” do grupo “Nature” concluiu-se que os tipos de vírus mais frequentes afetam principalmente a população infantil.

É a primeira vez que este tipo de estudo soro-epidemiológico é realizado com sete antigénios diferentes, procedentes das espículas da superfície do rotavírus, de caráter proteico, destaca Jesús Rodríguez, investigador do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Medicina daquela universidade.

Jesús Rodríguez e Javier Buesa.

A diarreia é a segunda principal causa de morte por doenças infeciosas no mundo, depois das infeções respiratórias. Provoca mais de 100 mil mortes por ano em crianças com menos de cinco anos de idade nos países em desenvolvimento. Os rotavírus que a provocam têm uma alta diversidade genética e são transmitidos por via oral. Além disso, esse tipo de vírus possui grande variabilidade antigénica, ou seja, uma elevada capacidade de sofrer mutações nas proteínas da superfície (que são as que o sistema imunológico geralmente reconhece e ataca), o que faz com que as infeções se sucedam ano após ano.

De acordo com Jesús Rodríguez “encontramos amostras positivas para todos os antigénios utilizados. Isso significa que os genótipos menos frequentes tendem a infetar de maneira mais leve ou assintomática. Como não produzem doenças graves, não são encontrados em amostras clínicas”.

Além disso, de acordo com o trabalho agora publicado, a prevalência de anticorpos contra os genótipos mais comuns (P [4] e P [8] ) é maior em crianças do que em adultos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights