Casamento de Orelha

26 de Maio 2020

Julgava-se uma espécie extinta. Na nossa História tivemos muitos exemplos de casamentos reais combinados à distância, terminados em adultério punido a fio de espada. Outros resultaram bem, entre todos o do Mestre de Aviz com a filha de João de Gante, gerando escritores, viajantes, sábios, mártires e estrategas.

No dote, a noiva recolhe plurais oferendas. O noivo, pimpão, saltita de felicidade. O Povo descerá à rua a aclamá-los, por os esponsais o terem livrado da peste, da fome e da guerra. E até gnomos confundidos com crianças nascidas já velhas, se afadigarão em piruetas, ademanes e dichotes de jograis. Não faltará um Velho do Restelo nem padeiras de Aljubarrota, dispostas  a aquecer o forno com os cabelos e a gordura da burguesia exploradora. Finalmente, após um interregno de 110 anos o velho País terá a sua quinta Dinastia.

In “Crónicas de Pasmar”, autoria de um anónimo sapateiro de Viseu, conhecido por ter inventado o eficiente método de aniquilar eleitores, encerrando maternidades. Arrependido e perdoado, passou os últimos anos da sua vida tentando em vão consertar a Sociedade e a Economia.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights