ONU e Banco Mundial alertam para efeitos “devastadores” na aprendizagem escolar

26 de Maio 2020

As crianças do centro e norte de Moçambique estão outra vez sem aulas um ano depois dos ciclones severos que atingiram o país, uma situação que pode ter efeitos "devastadores" na sua vida, alertam dirigentes da ONU e do Banco Mundial.

Desta vez, as escolas estão fechadas por causa da pandemia de covid-19, que “pode ter um impacto muito mais devastador na vida de todas as crianças moçambicanas do que qualquer desastre anterior”, referem, apelando ao trabalho de autoridades e parceiros para implementar ensino à distância.

Caso contrário, “o impacto da pandemia nos resultados da aprendizagem pode ser catastrófico”, destacam Myrta Kaulard, coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique, e Mark Lundell, representante do Banco Mundial no país, num artigo publicado na segunda-feira pela ONU.

Quase 15.000 escolas e universidades em Moçambique foram encerradas a 23 de março, afetando mais de 8,5 milhões de estudantes, como forma de prevenção: “uma decisão necessária que provavelmente salvará milhares de vidas, mas o preço é alto”, referem.

Um preço semelhante ao que foi pago na República Democrática do Congo.

Quando as escolas fecharam para prevenir a propagação de ébola, no último ano, as organizações humanitárias repararam que “quanto mais vezes as crianças ficam longe da escola, menor a probabilidade de voltarem, aumentando o risco de cair no analfabetismo”, recordam.

Moçambique enfrenta esse risco, em especial nas regiões já afetadas pelos ciclones em 2019.

O Idai atingiu o cento de Moçambique em março, provocou 603 mortos e a cidade da Beira, uma das principais do país, foi severamente afetada.

O ciclone Kenneth causou destruição em Cabo Delgado e Nampula no mês de abril e matou 45 pessoas.

As estatísticas do país são já por si um sinal: “mais de um terço dos estudantes abandonam a escola antes da terceira classe e menos de metade completa a escola primária”, recordam Kaulard e Lundell.

Agora, muitas famílias “mandam os seus filhos trabalhar, como estratégia de sobrevivência, ou organizam o casamento prematuro das filhas” no contexto das restrições impostas pela covid-19, acrescentam.

Os dirigentes depositam esperanças no trabalho do Ministério da Educação moçambicano, com apoio do Ministério da Saúde, em conjunto com as Nações Unidas, Banco Mundial, principais agências bilaterais e outros parceiros em busca de “alternativas inovadoras para garantir que a aprendizagem possa continuar, à distância”.

“Para a maioria das crianças, as rádios comunitárias, usadas com sucesso noutros países, serão o meio mais acessível, mas uma variedade de outras formas complementares de ensino à distância – como televisão, plataformas digitais ou programas de recuperação e aceleração – podem também ser implementadas”, sublinham.

O Ministério da Educação de Moçambique e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram na última semana um projeto de 15 milhões de dólares (13,8 milhões de euros) para mitigar o impacto da covid-19.

O projeto é financiado pela Parceria Global para a Educação (GPE, na sigla inglesa) e servirá para financiar “as principais atividades do plano de resposta” desenhado pelo Governo para a área do ensino.

Moçambique tem 209 casos de infeção pelo novo coronavírus, um morto e 71 pessoas recuperadas.

O Governo deverá anunciar esta semana os próximos passos depois de decretado o estado de emergência a 01 de abril e prorrogado até 30 de maio, sendo que a Constituição permite mais duas prorrogações.

O país vive com várias restrições: espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos e de aglomerações, recomendando-se à população que fique em casa, caso não tenha motivos de trabalho ou outros essenciais para tratar.

Durante o mesmo período, há limitação de lotação nos transportes coletivos, é obrigatório o uso de máscaras na via pública, as escolas estão encerradas e a emissão de vistos para entrar no país está suspensa.

LUSA/ HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights