APDP promove workshop infantil online sobre alimentação, atividade física e os direitos universais das crianças

28 de Maio 2020

O workshop, moderado pela pediatra Raquel Coelho, conta com a participação da nutricionista Maria João Afonso, que irá dar dicas sobre a contagem dos hidratos de carbono, e da psicóloga Ana Lúcia Covinhas, que vai abordar os direitos das crianças.

No âmbito do dia Mundial da Criança, que se assinala a dia 1 de junho, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai realizar o workshop infantil online “Mini Chefs em Ação” para crianças com diabetes tipo 1, até aos 12 anos de idade. Um workshop com três receitas saudáveis e saborosas, acompanhadas por uma conversa sobre alimentação, atividade física e os direitos universais das crianças.

“Este workshop foi pensado como um evento lúdico para um dia especial. Procurámos fugir do formato habitual dos webinares que tanto estamos habituados a assistir online, até porque o público a quem se dirige assim o exige. As crianças com diabetes tipo 1 e as suas famílias podem aqui encontrar um momento de distração e, simultaneamente, de aprendizagem.”, explica Raquel Coelho, pediatra e Coordenadora do Departamento de Crianças e Jovens da APDP.

O workshop, moderado pela pediatra Raquel Coelho, conta com a participação da nutricionista Maria João Afonso, que irá dar dicas sobre a contagem dos hidratos de carbono, e da psicóloga Ana Lúcia Covinhas, que vai abordar os direitos das crianças.

Tal como todas as crianças e jovens, recomenda-se que as crianças com diabetes tipo 1 tenham um estilo de vida saudável, nomeadamente com a alimentação e a atividade física. Maria João Afonso, coordenadora do Departamento de Nutrição da APDP, reforça o papel de um estilo de vida ativo e afirma que “sendo a alimentação e a atividade física dois dos pilares do tratamento e da vivência diária com diabetes, são temas sempre pertinentes na vida das famílias de crianças com diabetes tipo 1. Há que fazer ajustes e, para isso, tem que haver informação.”

Neste workshop os participantes são convidados a entrar em ação, a serem mini chefs e a preparem as receitas em simultâneo. Para isso, devem ter disponíveis os seguintes ingredientes:

• Panquecas de aveia: 1 ovo; 1 banana pequena (110g); 20g flocos aveia; canela (opcional)
• Salame de chocolate: 1 ovo; 200g de bolacha maria, 80g manteiga; 70g açúcar; 100g chocolate culinária; folha papel vegetal
• Água aromatizada: água; 1 laranja; 1 limão; folhas hortelã
* Em caso de doença celíaca escolher opções sem glúten.

Ana Lúcia Covinhas, psicóloga clínica da APDP, também estará presente para uma conversa sobre os direitos das crianças e menciona que “vamos abordar temas simples mas que muitas vezes não são discutidos em casa. Sobre o direito de viver em liberdade e segurança, de termos os nossos próprios pensamentos e ideias, de termos todos os mesmos direitos, sejam quais forem as diferenças entre nós.”

Para a família e restantes cuidadores de uma criança com diabetes é fundamental adquirir um conhecimento preciso da doença e de como a controlar. A motivação e o empenho durante o processo inicial de aprendizagem promovem e facilitam a adaptação a esta condição e a reintegração plena da criança na vida escolar, social e familiar.

O workshop realizar-se-á na segunda-feira, dia 1 de junho, pelas 17h30, através da seguinte plataforma: Aqui . A APDP, para esclarecer as principais dúvidas, disponibiliza ainda o contacto do Departamento de Crianças e Jovens da APDP:  depcj@apdp.pt

PS/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights