Estudo mostra como os mais velhos lidam com a angústia

28 de Maio 2020

Uma equipa de investigadores da Universidade de Keele concluiu que é pouco comum para os adultos mais velhos consultarem os seus médicos de família em alturas de stresse devido à falta de tratamentos aceitáveis.

A angústia (stresse) não está identificada como um problema de saúde mental, ainda que seja uma resposta natural a um evento negativo na vida do paciente. Experiências destas são comuns na vida mais avançada e podem causar tal resposta.
A investigação publicada na BMC Family Pactice determina os mecanismos utilizados pela população mais velha que se identifica como angustiada e tenta clarificar o papel dos cuidados primários no apoio aos indivíduos que decidem recorrer aos serviços de saúde.

A Dr.ª Alice Moult, da faculdade de medicina da Universidade de Keele, e o Dr. Tom Kingstone juntamente com a professora Carolyn Chew-Graham da Escola de Cuidados Primários, Comunitários e Sociais, conduziram entrevistas a adultos mais velhos que se identificavam como angustiados e determinaram que várias formas de perda, tal como a perda de mobilidade, foram um dos principais combustíveis do seu stress.

Estas pessoas são ativas em tentativas de melhorar o seu estado de espírito, já que alguns dos entrevistados descrevem entre algumas das suas técnicas para lidar com estes sentimentos a procura de contacto social, a inclusão em grupos sociais e idas à igreja. Ainda assim, parece pouco comum que os idosos recorram ao seu médico de família quando assolados por sentimentos de angústia ou stresse, com apenas alguns dos entrevistados a recorrer a esta opção assumindo a falta de tratamentos aceitáveis já que se recusavam a tomar medicação ou a participar em terapias. Ficou provado que a persistência deste tipo de sentimentos deva ser razão para recorrer ao médico de família.

Para ajudar a aliviar o stresse, os investigadores sugerem que os clínicos gerais discutam a causa dos sintomas e que sugiram um leque de opções, incluindo técnicas de auto gerir esses sentimentos, o uso de receitas sociais através da sinalização de idosos nos serviços locais, e o uso de medicação ou terapias.

Segundo Dr.Moult: “Esperamos que esta pesquisa pudesse chamar a atenção para os profissionais de saúde no papel que desempenham na ajuda aos idosos mais angustiados. Esperamos que estes dados possam também providenciar um olhar valioso sobre o facto de estratégias de autogestão se provarem ineficazes e que é necessário informar sobre os desenvolvimentos em soluções alternativas”.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights