Pedro Morais Psicólogo Clínico | Coordenador Projeto +Abraço

Projeto +Abraço Aveiro

06/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Projeto +Abraço Aveiro

04/06/2020 | Opinião

No final de 2014, a Associação Abraço iniciou um projeto de rastreio ao VIH e outras Infeções sexualmente transmissíveis (IST), com recurso a Unidade Móvel de Saúde (UMS), no distrito de Aveiro. A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA, reconhecendo como prioritária a aposta no diagnóstico precoce do VIH, abre concursos e passa a cofinanciar projetos em territórios onde se verificam as maiores taxas de incidência da infeção.

Aveiro, apresentando-se como o 5º distrito do país com maior taxa de incidência para o VIH, é um dos territórios em que a Abraço passa a dinamizar no terreno o Projeto +Abraço Aveiro, com objetivo principal de diagnóstico precoce em populações consideradas prioritárias, nomeadamente as trabalhadoras do sexo e seus clientes, homens que têm sexo com homens, migrantes e população sem-abrigo.

A equipa técnica deste projeto – Psicólogo, Enfermeiro, Supervisor Clínico e coordenação, constroem-se nesse sentido, formando e capacitando pessoal técnico para no terreno colocar em prática as ações necessárias ao cumprimento dos objetivos. Entre eles, destacam-se a promoção da literacia em saúde para a prevenção das IST, sessões de rastreio às IST, de forma anónima, confidencial e gratuita, com informação pré-teste e aconselhamento pós-teste, garantir a referenciação e o acesso eficaz das pessoas com resultados reativos para o Serviço Nacional de Saúde e a promoção no combate ao estigma e à discriminação associados a estas infeções.

Para o distrito de Aveiro, com uma abrangência geográfica de 19 municípios e 2 regiões – norte e centro, desenhou-se este projeto com uma das suas metodologias principais a ser o recurso a giros em UMS. Dessa forma, o alcance do território e respetiva abrangência de população por parte da equipa técnica tornou-se possível. A intervenção de proximidade, junto de populações como as trabalhadoras do sexo, migrantes, minorias étnicas e população sem-abrigo, passou a ser facilitada pela mobilidade e aproximação da equipa técnica aos seus territórios, colmatando as barreiras e dificuldades que estes encontram em se deslocar aos cuidados de saúde primários.
Durante 5 anos, este projeto esteve ativo e em funcionamento exclusivamente com recurso a UMS, estabelecendo inúmeras parcerias e trabalhando em conjunto com a maioria das equipas existentes no território. Este modelo de outreach mostrou-se importante e essencial para conseguirmos uma fotografia do diagnóstico das populações nos diferentes locais do distrito.
Hoje, analisando a experiência e resultados de terreno e a evolução epidemiológica do nosso país, torna-se impreterível refletir sobre as potencialidades e limitações das metodologias deste projeto, de forma a ajustá-lo o mais próximo da realidade existente.
A incidência da infeção pelo VIH no nosso país tem-se concentrado essencialmente em dois grupos – população geral e a população de homens que têm sexo com homens. Uma das limitações sentidas no terreno pela equipa técnica, apresentou-se na capacidade de alcance desta população em números significativos, com recurso exclusivo à UMS. Percebemos que a UMS é uma ferramenta de trabalho com inúmeras vantagens, permitindo a abrangência de certas populações que sem essa mobilidade não seria possível, no entanto, para outras populações acaba por não ser o contexto preferencial de procura deste rastreio. Os motivos identificados por essa população, que os limitam em aceder à UMS, passam pela dificuldade em encontrar um horário disponível coincidente com a presença da UMS no território desejado e, pelo estigma e preconceito relacionados com o acesso a uma UMS de rastreio às IST.
No início do ano corrente, de forma a responder a esta realidade, a Abraço complementa a sua intervenção com a abertura de um Centro Comunitário de Rastreio fixo no centro da cidade de Aveiro, em contexto de gabinete. Local geograficamente privilegiado no distrito, com acessos facilitados, aberto de segunda a sexta-feira, permitindo à população interessada em realizar os rastreios, recorrer a um local com horário abrangente, onde se mantém a intervenção de forma anónima, gratuita e confidencial. O recurso a UMS mantém-se ativo, possibilitando manter o alcance de certos territórios prioritários, tanto para rastreio, como para ações de sensibilização e divulgação.

Contactos

Morada:
Rua Conselheiro Luís de Magalhães, nº37, R/C, Loja D, 3800-137 Aveiro

Telefone:
937 157 270

Email:
maisabraco@abraco.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights