Restaurantes, cafés e pastelarias com horário reduzido até domingo

10 de Junho 2020

Os restaurantes, cafés e pastelarias de Lisboa vão funcionar até domingo com horário reduzido e estão proibidos de alargar as esplanadas, avançou hoje a Câmara de Lisboa para mitigar o risco de contágio por covid-19 durante os santos populares.

“Em plena quadra de santos populares e com a sucessão de feriados nos próximos dias, estão em vigor na cidade de Lisboa um conjunto de normas destinadas a evitar a realização de eventos ou o funcionamento de atividades que possam originar largas concentrações de pessoas e colocar em causa o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde em matéria de distanciamento Social”, indicou, em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa.

As regras em causa, em vigor a partir de hoje e até domingo, determinam o encerramento de cafés, pastelarias e similares entre as 19:00 e as 08:00.

Já os restaurantes só podem estar em funcionamento até às 00:00, reabrindo apenas às 08:00 do dia seguinte, aqui incluem-se também as casas de fado que não podem deixar entrar clientes a partir das 23:00.

Todos os estabelecimentos estão proibidos de instalar na rua “novo mobiliário urbano”, como cadeiras, mesas, grelhadores ou fogareiros, e de expandir a sua área de explanada.

Até domingo, as lojas de conveniência fecham às 16:00 e só podem reabrir às 08:00 do dia seguinte.

Por sua vez, a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de estações de serviço de Lisboa está proibida entre as 16:00 e as 10:00.

A Câmara de Lisboa assegurou ainda que as autoridades de segurança “vão estar em força nas ruas de Lisboa”, contando com mais de 1.000 agentes da Polícia Municipal e da PSP “para fiscalizarem o cumprimento deste despacho com tolerância zero para quem não cumprir”.

Portugal contabiliza pelo menos 1.497 mortos associados à covid-19 em 35.600 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights