Cinquenta trabalhadores da STEF aguardam resultados “há quase duas semanas”

12 de Junho 2020

A Comissão de Trabalhadores da STEF Portugal (Vila Franca de Xira) disse hoje que 50 funcionários estiveram em contacto com casos positivos de covid-19, mas continuam a trabalhar e a aguardar pelo resultado dos testes “há quase duas semanas”.

“Até há data de hoje há 50 trabalhadores que ainda não sabem o resultado do teste, inclusive que estiveram em contacto com aquelas pessoas que tiveram confirmação de covid-19”, disse à Lusa o coordenador da comissão, Rui Barreto.

A STEF assegura a logística de produtos alimentares em temperatura controlada.

Segundo o representante, no início do mês foram detetados 24 casos de covid-19 nesta empresa da Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, o que levou à realização de testes a cerca de 300 funcionários.

No entanto, revelou, os resultados têm-se sabido “a conta-gotas” e há funcionários que já os aguardam “há quase duas semanas”, continuando a laborar nas instalações da empresa.

A agência Lusa tentou contactar a empresa durante a tarde de hoje, mas não foi possível obter declarações.

“Isto não é novo e está a passar-se em várias empresas, mas preocupa-nos porque andamos nisto há duas semanas sem saber o resultado. Há trabalhadores que tiveram contactos diretos e muito próximos com pessoas que estão confirmadas com covid-19, mas continuam aqui a laborar. Parece que é uma bomba-relógio”, lamentou Rui Barreto.

A comissão de trabalhadores tem tentado questionar a STEF Portugal, mas afirma que a direção “não diz absolutamente nada” e que os responsáveis estão “completamente fechados”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 421 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.505 pessoas das 36.180 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights