O ONPATTRO (patisiran) é o primeiro medicamento de ARNi disponível para os doentes portugueses adultos com amiloidose hereditária mediada por transtirretina (ATTRh), com polineuropatia de estadio 1 ou estadio 2

16 de Junho 2020

A Alnylam Portugal, uma subsidiária da Alnylam Pharmaceuticals, empresa líder nas terapêuticas de ARN de interferência (ARNi), acaba de anunciar que chegou a acordo com a autoridade Portuguesa do Medicamento, […]

A Alnylam Portugal, uma subsidiária da Alnylam Pharmaceuticals, empresa líder nas terapêuticas de ARN de interferência (ARNi), acaba de anunciar que chegou a acordo com a autoridade Portuguesa do Medicamento, INFARMED, para o financiamento público de ONPATTRO (patisiran). Em comunicado à imprensa, a Alnylam explica que o ONPATTRO é um medicamento baseado em ciência galardoada com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina(1) e é a primeira terapêutica de ARNi aprovada no mundo.

O acordo celebrado com o INFARMED, torna agora amplamente disponível em Portugal o primeiro medicamento baseado em ARNi para tratamento da amiloidose hereditária mediada por transtirretina (ATTRh), em que se inclui a Polineuropatia Amiloidótica Familiar.

Esta é a doença rara com maior prevalência em Portugal(2), comumente conhecida como “Doença os Pezinhos”.

“O acordo com o Ministério da Saúde, representa um momento muito importante para os doentes portugueses com amiloidose ATTRh. O ONPATTRO® (patisiran) demonstrou ser uma terapêutica segura e eficaz, provocando a interrupção da progressão da polineuratia associada à amiloidose, mas também a sua reversão num grupo significativo de doentes.

Estes resultados abrem uma nova era no tratamento desta doença, também conhecida como Paramiloidose ou Doença dos Pezinhos, que quando não tratada, se apresenta como rapidamente progressiva e incapacitante.”, esclarece Francisco Nunes, Commercial Lead da Alnylam em Portugal, citado no comunicado, onde acrescenta: “A destacar também a aprovação ampla do Patisiran, no tratamento de doentes naive mas também para os doentes já em tratamento com as terapêuticas disponíveis e que se encontram no estadio 1 ou 2 de progressão da doença. Estamos extremamente satisfeitos por fazer parte deste momento histórico no tratamento da amiloidose ATTRh, que tem o potencial de mudar a vida dos doentes e das suas famílias.”

A amiloidose hereditária mediada por transtirretina é causada por uma mutação genética que interfere na forma como o organismo produz uma proteína chamada transtirretina. Existem diferentes mutações, as quais são responsáveis por diferentes fenótipos da doença. Em Portugal, a mutação mais prevalente, que abrange a quase totalidade dos doentes, é causadora da patologia conhecida como Polineuropatia Amiloidótica Familiar associada à transtirretina (PAF-TTR). A PAF-TTR representa uma importante necessidade médica ainda não satisfeita em Portugal, com uma morbilidade e mortalidade significativas (3).

Estima-se que a sua prevalência em Portugal seja de 22,93/100.000 habitantes adultos, o que faz de Portugal o país com maior prevalência da doença (2). Com cerca de 1865 doentes (3), Portugal tem aproximadamente 20% do total de doentes com PAF-TTR no mundo. A taxa de sobrevivência média dos doentes é de 4,7 anos após o diagnóstico, com uma perda gradual e inevitável na capacidade para desempenhar atividades diárias.

“O patisiran, agora disponível em Portugal, representa uma abordagem terapêutica inovadora, não só pelo mecanismo de ação mas também pelos resultados demonstrados.

Nos ensaios clínicos observou-se que a progressão da polineuropatia foi interrompida ou, pela primeira vez, revertida num grupo significativo de doentes com amiloidose ATTRh. O Patisiran permite também tratar doentes em fases mais avançadas da doença e que até agora não tinham qualquer alternativa terapêutica, ”afirma a Prof. Doutora Teresa Coelho, Responsável da Unidade Corino de Andrade do Centro Hospitalar Universitário do Porto. “Estamos a assistir a avanços muito significativos no tratamento da amiloidose ATTRh, com impacto muito positivo na esperança e qualidade de vida destes doentes e por consequências dos seus cuidadores e famílias”.

O ONPATTRO® é o primeiro medicamento ARNi desenvolvido para o tratamento da ATTRh(4). O ARNi é uma abordagem completamente nova no tratamento desta doença. Esta terapêutica integra uma classe de medicamentos totalmente nova como resposta às necessidades dos doentes com opções de tratamento limitadas.

O ARNi ao bloquear a produção e, consequentemente, a acumulação da proteína defeituosa que está na origem da ATTRh, pode alterar o curso natural da doença. O ONPATTRO® tem o potencial não só de transformar a vida destes doentes, como também de mudar a forma como pensamos e tratamos a amiloidose ATTR hereditária(5).

O acordo para o financiamento público do ONPATTRO® torna o medicamento amplamente disponível em Portugal, permitindo aos doentes ser tratados com terapêuticas de ARNi nos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

NR/HN

1 Comment

  1. rosa conceicao

    como posso ter uma consulta e que exames presizo fazer

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights