Médicos alertam para importância do diagnóstico precoce da escoliose em crianças e jovens

17 de Junho 2020

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV)  quer chamar a atenção dos portugueses para a importância do diagnóstico atempado da escoliose nos mais novos. O alerta que surge no Mês da Consciencialização sobre a Escoliose, e do Dia Internacional de Sensibilização para a Escoliose, que se assinala a 27 deste mês.

De acordo com o ortopedista e vice-presidente da SPPCV, Jorge Alves, “estima-se que a escoliose afete cerca de 2% a 3% dos adolescentes, na sua maioria do sexo feminino”, defendendo, por isso, a necessidade de sensibilizar pais, avós e todas as pessoas próximas à criança para os sinais de alerta da doença.

Jorge Alves garante que “o diagnóstico precoce, permite iniciar um tratamento atempado, evitando que a progressão da patologia e a necessidade de recorrer a cirurgia”.

Relativamente aos sinais de alerta, o ortopedista identifica os “ombros e ancas com alturas diferentes, inclinação do corpo para um dos lados e inchaço nas costas quando a criança se dobra”. Jorge Alves explica que “é importante ter consciência de que, habitualmente, a escoliose não está associada a dor”, caracterizando-se por ser uma “doença silenciosa” para a qual é essencial estar atentos.

A escoliose é uma deformidade em rotação da coluna vertebral com um ângulo superior a 10 graus. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser individualizado e deve ter em conta o risco de progressão da deformidade. O exercício e a fisioterapia não reduzem a magnitude da curva ou o risco de progressão, mas essas opções podem ser usadas como terapia coadjuvante para melhorar a postura e fortalecer os músculos.

O Mês de Consciencialização sobre Escoliose assinala-se, anualmente no mês de junho, com o objetivo de destacar a crescente necessidade de educação para a doença, contribuindo para um diagnóstico precoce e para conscientizar a população sobre a escoliose e sua prevalência na comunidade.

PR/HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights