Paris acusa EUA de provocação pelo fim da negociação sobre empresas digitais

18 de Junho 2020

O ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, acusou hoje os Estados Unidos de "provocação" pelo fim das negociações sobre a tributação às empresas digitais que decorriam no âmbito da OCDE.

“Confirmo que recebemos, assim como os nossos homólogos italiano, espanhol e britânico, uma carta do secretário do Tesouro Steven Mnuchin (na imagem) que diz que eles [Estados Unidos] não querem continuar as negociações na OCDE sobre os impostos às empresas digitais”, disse Bruno Le Maire à France Inter.

“Esta carta é uma provocação”, lamentou o ministro acrescentando que a França, o Reino Unido, a Itália e a Espanha já tinham informado os Estados Unidos, por carta, a intenção de alcançar “uma taxa justa para as empresas digitais, o mais rápido possível”.

“Estávamos a poucos centímetros de um acordo sobre a tributação aos ‘gigantes digitais’ que são talvez os únicos no mundo que estão a beneficiar com a pandemia do covid-19”, sublinhou Le Maire que se mostrou indignado com a forma como a França foi tratada pelos norte-americanos.

“Que maneira de tratar os aliados dos Estados Unidos (…) ameaçando-nos sistematicamente com sanções”, criticou frisando que a França não vai renunciar às taxas que foram implementadas por Paris em 2019.

“Nós vamos aplicar a tributação às empresas digitais em 2020 porque é uma questão de justiça”, disse recordando que a taxa francesa “nunca foi retirada” mas apenas suspensa durante alguns meses.

Em janeiro, a França anunciou o adiamento até ao final do ano da cobrança do imposto para que as negociações pudessem “correr da melhor maneira” no quadro da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico).

No final do mês de janeiro, 137 países concordaram em alcançar até ao fim de 2020 um acordo sobre impostos às multinacionais digitais, sob a égide da OCDE.

“Ou os Estados Unidos voltam à posição inicial e chegamos a um acordo até ao final do ano ou passamos a aplicar as nossas taxas nacionais visto que os Estados Unidos são o único país a bloquear as negociações”, afirmou.

Face aos pro


ósitos da França em taxar as multinacionais digitais, a Administração norte-americana ameaçou “taxar até 100% os produtos franceses”.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VP Formação distinguida como parceira Premium do OET

VP Formação alcança estatuto de Premium Preparation Partner do Occupational English Test, reconhecendo sete anos de excelência na preparação de profissionais de saúde para certificação internacional

Tecnologia 3D revoluciona cirurgia da coluna em Portugal

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Rui Pinto, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna, destaca a revolução na cirurgia da coluna com a introdução da tecnologia 3D no Hospital de Santa Maria – Porto, primeira unidade na Península Ibérica a dispor deste equipamento inovador.

Farmácias querem ser aliadas no rastreio do cancro e outras doenças

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu hoje a integração das farmácias na rede de rastreios nacional para identificar precocemente doenças, como os cancros gástrico, colorretal, o VIH/Sida ou hepatites virais, e contribuir para aumentar a população elegível rastreada.

MAIS LIDAS

Share This