Logotipo

Estudo mostra como a pandemia do Covid-19 afeta a qualidade de vida dos doentes com cancro

22 de Junho 2020

O estudo revelou que 20% dos pacientes consideraram adiar a quimioterapia e 5% pensaram abandonar o tratamento contra o cancro durante a pandemia, apesar do receio da progressão da doença.

Os doentes com cancro enfrentam um sério dilema durante a pandemia do Covid-19, pois ficar em casa pode aumentar o risco de progressão do cancro, mas ir ao hospital para realizar os tratamentos pode aumentar o risco de  infeção pelo SARS CoV-2. Um novo estudo publicado na Revista “Psycho-Oncology” revela como a pandemia afetou a qualidade de vida destes pacientes.

O estudo, que incluiu 260 pesssoas com cancro nos estádios III e IV, que faziam quimioterapia quando surgiu a pandemia, constatou que a qualidade de vida destes doentes foi significativamente menor, em comparação com um grupo de referência de 8.066 pacientes com cancro nos estádios III e IV, antes da pandemia.

As diferenças na qualidade de vida percebida dizem respeito principalmente ao funcionamento social e cognitivo, significativamente menores nos pacientes durante a pandemia de Covid-19. O funcionamento físico e emocional foram semelhantes em ambos os grupos.

“Durante este período extraordinário, os doentes com cancro enfrentam uma guerra em duas frentes, tendo que enfrentar o aumento do risco de morbilidade por Covid-19 e o risco de progressão do cancro com os possíveis atrasos no diagnóstico ou tratamento”, referiu a autora principal do estudo, Magdalena Ciążyńska, do Centro Multidisciplinar Nicolaus Copernicus de Oncologia e Traumatologia, na Polónia.

“Viver com cancro no momento da pandemia não significa que o atendimento oncológico deva ser comprometido. A comunidade oncológica, apesar de ter de lidar com desafios sem precedentes no tratamento dos doentes, identifica em simultâneo os fatores de risco que deterioram a qualidade de vida dos pacientes, com o objetivo de garantir que a sua segurança e bem-estar não são afetados”.

Informação bibliográfica completa:

Ciążyńska, M, Pabianek, M, Szczepaniak, K, et al. Quality of life of cancer patients during coronavirus disease (COVID‐19) pandemic. Psycho‐Oncology. 2020; 1– 3. https://doi.org/10.1002/pon.5434

HN/NR/Adelaide Oliveira

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fnam lança petição para reconhecer a profissão de médico como de desgaste rápido

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai lançar este mês uma petição para que a profissão de médico seja reconhecida como de desgaste rápido, avançou hoje à Lusa a presidente, Joana Bordalo e Sá. Segundo a dirigente, a petição será lançada até ao final de julho para que, depois de recolhidas as assinaturas suficientes, seja discutida na Assembleia da República.

Nova molécula pode explicar perda muscular em diabéticos tipo 2

Investigadores do Karolinska Institutet identificaram a molécula TMEM9B-AS1, um RNA não codificante cuja redução nos músculos de diabéticos tipo 2 pode explicar a perda muscular e fraqueza associadas à doença. Estudo internacional publicado em julho.

IA revela como enzima do Alzheimer reconhece proteínas

Investigadores da LMU, TUM e DZNE, usando inteligência artificial e um método inovador, revelaram como a enzima γ-secretase reconhece as suas proteínas-alvo, um avanço crucial para a investigação do Alzheimer e do cancro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights