Três idosas do lar de Reguengos de Monsaraz internadas no hospital de Évora

22 de Junho 2020

Três idosas com Covid-19 oriundas do lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto da doença estão internadas no hospital de Évora, todas “estáveis”, mas uma com “apoio de oxigénio”, revelou esta sexta-feira o presidente do município.

“Nós temos apenas três utentes no hospital”, referiu à Lusa o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz (Évora), José Calixto, explicando que a primeira idosa internada “está estabilizada, tranquila”, e não está ventilada, mas necessita de “apoio de oxigénio e de cuidados diferenciados”.

As outras duas utentes internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) suscitam “um nível de preocupação menor” e encontram-se “estáveis”, mas, como tinham “alguns sintomas”, ficam na unidade, indicou.

O primeiro caso positivo de Covid-19 no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), o da utente que foi logo internada, foi detetado na quinta-feira passada, tendo nesse mesmo dia sido iniciados os testes a todos os 105 funcionários e 83 utentes da instituição, disse o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, numa conferência de imprensa realizada no sábado de manhã.

O presidente da câmara revelou esta segunda-feira que, “neste momento, o balanço é de 17 trabalhadoras e de 46 utentes” infetados com a doença provocada pelo novo coronavírus.

No domingo, “registou-se mais um caso que antes estava inclusivo” e que “passou a positivo”, entre os utentes do lar – passou de 45 para 46 -, elevando o total de infetados, juntamente com os casos de funcionários, para 63 pessoas.

“As 17 funcionárias estão em casa a recuperar sem sintomas relevantes e os outros utente estão no lar”, assinalou também José Calixto.

Os utentes que se encontram no lar estão divididos, para não juntar os infetados com os que não têm a doença, disse o presidente do município, que revelou que no domingo fez um pedido à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “para apoio militar logístico” na instituição de apoio aos idosos,”em termos de contenção das alas covid e não covid”.

“Como estamos a trabalhar com doentes que, por vezes, têm já alguns sinais, por exemplo, de demências, achei por bem ter a ajuda dos militares para esse trabalho”, justificou.

Os militares foram acionados ao início da tarde e, às 00:30 de hoje, os “militares já estavam a cumprir a missão na unidade”, ou seja, a prestarem apoio logístico para garantir que as duas alas são estanques, realçou.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) informou que “seis militares do Exército estão”, desde domingo, “a apoiar o Lar da Fundação Maria Inácia Perdigão Silva, em Reguengos de Monsaraz, onde foram identificados casos positivos de Covid-19”.

“A equipa é composta por um médico, um enfermeiro, um socorrista e três militares para apoio, provenientes do Centro de Saúde Militar de Évora e do Regimento de Cavalaria n.º 3”, precisou o EMGFA, referindo que o pedido para “apoio logístico, de saúde e avaliação de processo de desinfeção das instalações do lar foi solicitado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights