CUF lança iniciativa de acesso ao diagnóstico oncológico

25 de Junho 2020

A  “Via Verde Diagnóstico de Cancro” promovida pela CUF tem como objetivo responder à “preocupante redução no diagnóstico oncológico” a nível nacional. A iniciativa decorre entre dia 1 e 15 de julho em todos os hospitais, permitindo o acesso reforçado o diagnóstico de cancro da mama, cancro colorretal, cancro do pulmão e cancro da próstata.

De acordo com a Coordenadora de Oncologia Médica da CUF, Ana Raimundo, a pandemia da Covid-19 provocou a “redução de cerca de 80% dos casos de cancro diagnosticados nos últimos três meses”. No entanto, admite que essa redução “não significa que o número de cancros reduziu, apenas que o diagnóstico não foi feito, porque houve muitas pessoas que não foram ao médico nos últimos meses e não puderam fazer o seu diagnóstico”.

A oncologista defende por isso que a iniciativa atua como resposta para o diagnóstico e tratamento atempado do cancro.

A ação destina-se a pessoas com suspeita de doença oncológica, por presença persistente de sintomas, como perda de peso não intencional ou nódulo palpável. A inciativa inclui ainda pessoas “que já estiverem na posse de um exame com alterações imagiológicas ou analíticas e que não tiveram a possibilidade de o partilhar com um especialista adequado ao seu caso.”

“A Via Verde Diagnóstico de Cancro da CUF Oncologia é um processo de articulação de recursos multidisciplinares especializados que permite, num curto espaço de tempo, efetuar o diagnóstico de patologias oncológicas e assim desencadear o processo de tratamento, que permitirá um melhor prognóstico da doença.”

Entre 1 e 15 de julho, a CUF Oncologia disponibilizará um acesso reforçado às vias verdes para diagnóstico oncológico para as quatro patologias oncológicas com maior incidência: cancro da mama, cancro colorretal, cancro da próstata e cancro do pulmão.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights