Oleiros oferece máscaras transparentes a pessoas com problemas auditivos

26 de Junho 2020

A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, ofereceu máscaras sociais transparentes a pessoas com problemas auditivos e familiares diretos, bem como a alguns profissionais que dependem destes equipamentos para otimizar o seu desempenho. O anuncio foi feito esta sexta-feira.

“Estas máscaras comunitárias reutilizáveis, autenticadas e produzidas em Portugal permitem uma fácil leitura labial, agilizando a comunicação com pessoas surdas ou com problemas auditivos”, explica, em comunicado, o município de Oleiros.

A autarquia sublinha que está atenta às necessidades da população e assume as suas preocupações por uma sociedade mais inclusiva.

Neste âmbito, decidiu oferecer cerca de três dezenas de máscaras sociais transparentes a pessoas com problemas auditivos, aos seus familiares diretos e a alguns profissionais que delas dependem para otimizar o seu desempenho.

“O município [Oleiros] considerou de extrema importância a aquisição desta que é a primeira máscara transparente produzida em Portugal e que foi desenvolvida em estreita colaboração com o Citeve (Centro Tecnológico da Indústrias Têxtil e do Vestuário), entidade que certifica as máscara”, sustenta.

A Câmara de Oleiros realça que em tempos de pandemia o uso de máscara e a distância social dificultam a vida às pessoas surdas, aos que estão a perder a audição e aos intérpretes de linguagem gestual ou terapeutas da fala.

“Ver padrões labiais e expressões faciais é fundamental para quem comunica através da linguagem gestual”, conclui.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights