Passageiros vindos do continente vão poder fazer testes antes da viagem para os Açores

26 de Junho 2020

Os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores vão passar a poder realizar testes de despiste à Covid19 em laboratórios do continente. O anuncio foi feito esta sexta-feira pelo Governo Regional.

“O Governo dos Açores vai alargar ao continente, a partir de 01 de julho, a rede de laboratórios de análises de despiste da Covid-19, através de convenções com laboratórios privados e do setor social, agilizando, também por esta via, os procedimentos para quem pretende viajar para a região”, diz uma nota do executivo.

Na prática, segundo a Secretaria Regional da Saúde, “os cidadãos poderão escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, que será divulgada no Portal do Governo dos Açores, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores”.

Citada na nota, a secretária regional da Saúde explica que estes laboratórios ficam obrigadas a realizar o teste no prazo de 72 horas antes da viagem e que o resultado é remetido ao passageiro e à Direção Regional da Saúde antes do voo.

Segundo Teresa Machado Luciano, “a convenção com estes laboratórios do continente vai permitir a realização de testes de despiste ao novo coronavírus pela metodologia RT-PCR, considerada a mais fiável por entidades de referência de âmbito nacional e internacional”.

As convenções, sublinha, resultam de “um estreito trabalho” desenvolvido nas últimas semanas pelo Governo dos Açores e pela Associação Nacional de Laboratórios de Análises Clínicas, “com o objetivo de reforçar as condições de segurança de quem viaja para a região e dos açorianos”.

As regras para o estabelecimento das convenções constam de uma portaria publicada hoje em Jornal Oficial.

Até ao momento, foram detetados na região 151 casos de infeção de Covid-19, verificando-se atualmente três casos positivos ativos, dois em São Miguel e um na Terceira.

No arquipélago, 130 pessoas recuperaram, 16 morreram e duas regressaram a Portugal continental.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights