António de Sousa Uva Médico do trabalho, Imunoalergologista e Professor catedrático da NOVA (ENSP)

A propósito da COVID-19: o invisível ganha visibilidade (um mês depois)!

06/29/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A propósito da COVID-19: o invisível ganha visibilidade (um mês depois)!

29/06/2020 | Opinião

Portugal e os portugueses têm inúmeros aspectos interessantíssimos e esses aspectos convivem, lado a lado, com alguns aspectos menos interessantes. Vem isto a propósito de ter decorrido um mês após um meu pequeno texto, aqui publicado, sobre a “pilotagem” do combate à COVID-19 na Região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) na actual pandemia.

De forma já mantida identifica-se um número importante de casos de COVID-19 na região de LVT (de facto, nas regiões mais populosas e menos abastadas da áreametropolitana de Lisboa) e, salpicadamente, “cachos” de casos com cadeias de transmissão, inicialmente em  aglomerados de empresas, em trabalhadores da Construção Civil e Obras Públicas e, agora também e de novo, em Hospitais e em
Lares para não referir as “festas”, ao que parece muitas realizadas na “clandestinidade”.

Muito escarcéu e “especulação” sobre se será uma segunda vaga? Os transportes públicos serão “os maus da fita”? As consequências de um “desconfinamento” precoce? E, por exemplo, o “desleixo” dos cidadãos no uso de máscara e na “desintegração” do distanciamento físico? …

E, mais uma vez, o que tem isso a ver com a Saúde Ocupacional (ou se se preferir com a Saúde e Segurança do Trabalho), área que estudo e investigo há mais de quarenta anos? Tudo!

A teoria da “culpa” mais uma vez derrota a “teoria do risco”! Florescem as “proibições” e a obrigação do cumprimento por parte dos “culpados” e “renasce” a ameaça do “castigo” na forma de coimas “agressivas” nos limites da lei. Tal como em matéria da prevenção dos riscos profissionais, e na impossibilidade de os “domesticar”, os riscos passam a ser mais da responsabilidade dos trabalhadores do que do trabalho. Também na actual pandemia, o vírus (que faz a sua parte, porque sem pessoas deixa de ser activo) é ultrapassado pela figura do “cidadão     incumpridor” que passa a alvo das acções de contenção/mitigação (já não sei bem a diferença …).

E nós? Fazemos a nossa parte?

A proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores, realizada por Serviços de Saúde Ocupacional competentes, com profissionais competentes, em número suficiente, e com formação específica adequada, são insubstituíveis para “combater” os riscos profissionais, tanto em acções centradas no ambiente de trabalho como nos trabalhadores. Será que, se fizermos a translação para o combate à pandemia, não encontramos algumas explicações para o nosso (relativo) insucesso?

Nada está perdido! o “milagre” dos Portugueses está em perigo, mas não está extraviado. Talvez esteja aí o busílis do que actualmente se passa!

O que caracteriza a Saúde Pública são formas organizadas de protecção da saúde das populações tal como na Saúde Ocupacional são formas organizadas de protecção da saúde (e da segurança) de quem trabalha. Proponho que, sem deixar de estarmos receptivos a uma “ajudinha” de iniciativas “milagreiras”, deixemos os milagres para outras áreas sociais e nos concentremos mais nas melhores estratégias de acção (“policy”). É que sem boas políticas públicas de saúde e sem bons profissionais de saúde (não apenas clínicos!) não “levaremos a carta a Garcia”.

ou, se se preferir, não seremos eficazes no combate à pandemia, por mais difícil que esse combate possa parecer. E é indispensável que o façamos de forma competente.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights