App para combater isolamento juvenil

2 de Julho 2020

O Movimento Transformers, um movimento nacional de voluntariado, lançou uma aplicação móvel que, através de desafios diários, pretende estimular a interação, “humanizar o ‘online’” e ajudar a combater o isolamento juvenil provocado pela Covid-19. O anuncio foi feito esta quinta-feira pela responsável.

“Lançamos o desafio às nossas turmas de aprendizes para identificarem o problema social que mais estava a mexer com eles nesta pandemia e foi assim que surgiu a questão do isolamento social”, contou, em declarações à Lusa, Inês Alexandre.

Por forma a “combater” o isolamento juvenil provocado pela Covid-19, os cerca de 50 mentores voluntários e 600 aprendizes do movimento nacional decidiram “fazer algo em grande” e criar a aplicação Payback Challenge.

Assente em desafios diários, tais como, convidar um amigo para fazer uma caminhada ou ver uma série com um amigo por videochamada, a aplicação, que é gratuita, está disponível desde quarta-feira para os sistemas operacionais da Android e no ‘site’ do movimento.

“A ideia é termos um desafio por dia durante os 31 dias de julho. Portanto, a ideia é que crianças e jovens, entre os 12 e 17 anos, partilhem um momento com um amigo ou familiar, sem que se envolvam em ajuntamentos”, esclareceu Inês Alexandre.

A responsável pelo Movimento Transformers, que tem sede no Porto, mas está presente em 22 municípios portugueses, acredita que esta aplicação poderá ajudar a “humanizar ao máximo o contacto em fase de isolamento, algo que não acontece nas redes sociais ou outras aplicações”.

“Esta aplicação traz essa conexão, em que em todos os desafios os jovens tem de desafiar pelo menos uma pessoa. Nas redes sociais não existe essa interação, portanto, a ideia é também começarmos a consciencializar para as plataformas ‘online’, mas com o máximo de interação possível”, referiu.

À Lusa, Inês Alexandre adiantou que o futuro da aplicação dependerá de “como tudo correr no mês de julho”, ainda que a mesma tenha capacidade para mais desafios, ser de uso recorrente e abordar até temáticas específicas.

“A aplicação está pronta para lançarmos mais desafios. Vamos estar em fase de testes até ao dia 15 de julho e depois, dependerá do feedback que tivermos”, disse, acrescentando que desde o lançamento a aplicação conta com 93 utilizadores ativos e 140 ‘downloads’.

O Movimento Transformers, um movimento nacional de voluntariado, desenvolve a sua atividade, essencialmente, junto de crianças e jovens em risco, sendo que, semanalmente seus voluntários dão aulas em diferentes áreas, tais como, culinária, futebol, remo, surf, teatro e fotografia.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 516 mil mortos e infetou mais de 10,71 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.587 pessoas das 42.782 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights