Especialistas alertam para risco de lesões na retoma da prática do desporto

3 de Julho 2020

A entorse do tornozelo, a fadiga muscular e ligamentar, o uso de calçado instável e com sola desgastada são alguns dos alertas de risco de lesões desportivas deixadas pelo Centro de Podologia de Famalicão. Os especialistas referem que a retoma do exercício físico durante o desconfinamento deve ser feita de forma moderada e cautelosa.

Apesar de vários profissionais de saúde aconselharem a prática de desporto para garantir a manutenção de um estilo de vida saudável, a mensagem que agora deixam para os desportistas é o de precaução. De acordo com o podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão, Francisco Oliveira Freitas, é necessário ter em conta possíveis lesões na retoma da atividade física.

O especialista afirma que “a prática regular de exercício físico é um dos pilares para um estilo de vida saudável, contribuindo, por exemplo, para a redução do risco de doenças cardiovasculares e para o fortalecimento dos ossos e músculos”, mas considera que para além “das precauções que os novos tempos exigem, pelo risco de contágio, no regresso aos treinos, é preciso que os cuidados para prevenir as lesões desportivas não sejam deixados para trás.”

Entre os riscos associados inclui-se a entorse do tornozelo que ocorre na sequência de uma rotação extrema do membro inferior, quando um ligamento é forçado além da sua normal capacidade. Os especialistas consideram a lesão como sendo uma das lesões musculoesqueléticas mais frequente no universo desportivo.

“Ainda assim as duas causas principais de lesões desportivas são a prática de exercício físico sem o aquecimento inicial e sem os alongamentos finais”, explica o pedologista.

Para evitar lesões musculares os especialistas aconselham, assim, aquecimento e alongamentos rigorosos. “O aquecimento deve dividir-se em duas etapas: o aquecimento geral, cujo principal objetivo é aumentar a temperatura do corpo, preparando o sistema circulatório e respiratório; e o aquecimento específico, que trabalha partes singulares do corpo e movimentos específicos.”

“Também os alongamentos são essenciais para acelerar a recuperação, de forma a promover a circulação sanguínea e a aliviar a tensão acumulada nos músculos. Estes exercícios podem e devem ser feitos também aquando do aquecimento.”

Aquecimento prévio durante 5 ou 10 minutos, pausas de 48 horas para a recuperação muscular, utilização de calçado adequado, consumo de água para garantir a hidratação do corpo são alguns dos conselhos que o pedologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão deixa na retoma do desporto, no período pós confinamento.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights