Fernando Pessoa e Almada Negreiros reúnem-se através das produções próprias da Casa, com a assinatura de Ricardo Pais

4 de Julho 2020

Turismo Infinito e al mada nada juntam-se em “palco” no TNSJ Dois “velhos” amigos e figuras expoentes da literatura portuguesa. Fernando Pessoa e Almada Negreiros têm encontro marcado na “sessão” […]

Turismo Infinito e al mada nada juntam-se em “palco” no TNSJ

Dois “velhos” amigos e figuras expoentes da literatura portuguesa. Fernando Pessoa e Almada Negreiros têm encontro marcado na “sessão” dupla que compõe a programação digital deste fim de semana do Teatro Nacional São João (TNSJ). Turismo Infinito, história de uma eterna viagem pelas várias escritas de Fernando Pessoa, e al mada nada, retrato caleidoscópico de uma tradicional vila portuguesa, que parte de Saltimbancos, de Almada Negreiros, vão guiar o público pela eloquente expressão do ecletismo artístico de Ricardo Pais. As peças vão ser transmitidas hoje, a partir das 22h00, de forma seguida, no site, no Vimeo (https://vimeo.com/showcase/tnsj), no Facebook e Instagram do São João. Os espetáculos ficam depois disponíveis para visualização até ao final do dia de domingo, 5 de julho.

Depois de se ter estreado em 2007, a “nave pessoana” de Ricardo Pais viajou por vários palcos internacionais, de São Paulo até Madrid, para voltar a atracar no seu cais original. Turismo Infinito é um mergulho na caixa negra que é a mente de Pessoa, reunindo várias personagens familiares, tanto heteronímicas como reais: Bernardo Soares, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, o próprio poeta e aquela que foi a única mulher com quem este teve um envolvimento amoroso conhecido, Ofélia Queirós. Durante o espetáculo, o espetador é transportado numa excursão profunda pela pluralidade de personalidades que coabitam o consciente de Fernando Pessoa.

Já nesse recreio criado com inspiração no outro “poeta d’Orpheu e tudo”, Almada Negreiros, exploram-se os recantos de uma vila portuguesa à beira-mar onde, num quartel, se preparam à pressa soldados para participar numa guerra longínqua e por onde passa uma família de ciganos que promove um espetáculo de saltimbancos. Em al mada nada assiste-se a uma transição de contraste para um cenário exterior que em tudo alude à celebração instintiva do corpo e da sensualidade, enquanto se pinta um melodrama da pobreza nacional da época.

“Querem mais diferentes que estes dois?” Esta questão, colocada por Almada Negreiros, falando de si próprio e de Fernando Pessoa, aplica-se agora aos dois espetáculos que são apresentados pelo São João. Divergindo em tema e assunto, Turismo Infinito e al mada nada estão, no entanto, unidos pela partilha do dispositivo cenográfico de Manuel Aires Mateus e pela encenação de Ricardo Pais.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights