Atividades do Dia do Sono em Portugal recebem prémio mundial pela segunda vez

5 de Julho 2020

As atividades desenvolvidas este ano em Portugal para o Dia Mundial do Sono com a participação da Universidade de Coimbra (UC) foram distinguidas pela segunda vez consecutiva pela Sociedade Mundial do Sono, anunciou hoje a reitoria da UC.

A World Sleep Society atribuiu “uma das suas mais altas distinções”, a “Distinguished Activity Award”, ao conjunto das realizações promovidas pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e pela Associação Portuguesa de Sono (APS) para o Dia do Sono, assinalado em 13 de março.

“É a segunda vez consecutiva que as atividades desenvolvidas pelo CNC-UC e a APS, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Sono, são distinguidas com este galardão internacional”, salienta em comunicado a reitoria da UC.

O prémio, “destinado às melhores campanhas a nível mundial” nesta área, será entregue às duas entidades portuguesas durante o próximo Congresso Mundial de Sono, que se realiza no Rio de Janeiro (Brasil) em setembro de 2021.

“Subordinado ao tema ‘Melhor sono, melhor vida, melhor planeta’, o trabalho desenvolvido pelo CNC-UC e a APS destacou-se pelo esforço em sensibilizar a população para a relevância do sono na saúde e bem-estar”, segundo a nota.

Foi promovida “uma campanha nacional de hábitos saudáveis de sono, que consistiu na divulgação de infografias relativas a cuidados a ter para um sono saudável, disseminadas em painéis digitais em várias cidades do país”, bem como “painéis físicos” em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

“Estima-se que mais de 1,5 milhões de pessoas tenham tido contacto com estas infografias”, de acordo com o relatório da campanha, citado pela Reitoria da Universidade de Coimbra.

A campanha, que incluiu ainda “uma animação informativa acerca do sono ao longo da vida”, divulgada nas redes sociais, “foi potenciada pelo projeto ‘no-OSA no-AGEING’, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia”, com coordenação de Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC-UC.

A comemoração em Portugal do Dia do Sono incluiu também ações de formação e sensibilização sobre a importância do sono dirigidas a instituições de ensino, grupos profissionais de saúde e meios de comunicação social, além do lançamento do livro digital “Bons Sonhos”, gratuito e acessível à população, sobre o sono e os seus problemas mais comuns.

As ações do Dia Mundial de Sono 2020 tiveram apoio da Câmara Municipal de Coimbra e das empresas Gasoxmed e Philips.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

Internamentos sociais disparam 83% em dois anos e custam 95 milhões ao SNS

A taxa de internamentos considerados inapropriados – situações que poderiam ser tratadas em ambiente não hospitalar – cresceu quase 20% nos últimos dois anos. Os custos associados a estas permanências dispararam 83%, pressionando a sustentabilidade financeira do sistema de saúde e revelando falhas na articulação com a rede social

Metade dos utentes sente-se perdida no labirinto do sistema de saúde nacional

Um estudo pioneiro revela que 50% dos portugueses admitem sentir-se desorientados ao tentar aceder aos cuidados de saúde. A dificuldade em marcar consultas e a incapacidade de obter respostas telefónicas agravam-se entre os doentes crónicos, expondo falhas estruturais na comunicação do SNS.

Quase 15% dos utentes continuam sem médico de família atribuído no SNS

Apesar de uma ligeira melhoria em 2024, 14,5% dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários continuam sem médico de família atribuído. As assimetrias regionais são gritantes, com Lisboa e Vale do Tejo a concentrar a maior fatia desta carência, levantando sérias questões sobre a equidade no acesso à saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights