Brasil ultrapassa 1,7 milhões de infetados e aproxima-se das 68 mil mortes

9 de Julho 2020

O Brasil totaliza 1.713.160 milhões de infetados e 67.964 óbitos devido à Covid-19, informou esta quinta-feira o Ministério da Saúde, acrescentando que investiga ainda uma eventual relação de 4.105 óbitos com a doença.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 1.223 vítimas mortais e 44.571 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Segundo o executivo, 305 das 1.223 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados de hoje.

O país sul-americano ultrapassou esta quinta-feira a barreira do milhão de recuperados da Covid-19 (1.020.901), sendo o segundo país do mundo onde mais pessoas conseguiram superar a doença, apenas atrás dos Estados Unidos.

No total, 624.295 pacientes continuam sob acompanhamento.

A taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil mantém-se nos 4%, de acordo com a tutela da Saúde.

O foco da pandemia no país está em São Paulo, estado que concentra oficialmente 341.365 pessoas diagnosticadas e 16.788 mortos, sendo seguido pelo Ceará, que acumula 128.471 casos e 6.665 vítimas mortais devido à Covid-19.

Na lista dos estados mais afetados segue-se o Rio de Janeiro, que tem hoje 126.329 infetados e 10.970 mortes.

O Brasil, com uma população estimada de 210 milhões de pessoas, tem agora uma incidência de 32,3 óbitos e 815,2 casos da doença por cada 100 mil habitantes.

Já um consórcio formado pela imprensa brasileira, que decidiu colaborar na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, anunciou, por sua vez, que o país registou 1.187 mortes e 41.541 novos infetados nas últimas 24 horas.

No total, o consórcio formado pelos principais media do Brasil indicou que o país totaliza agora 1.716.196 casos e 68.055 vítimas mortais desde o início da pandemia.

As autoridades de saúde brasileiras investigam um possível caso de reinfecção pelo novo coronavírus no país.

Em causa está um técnico de enfermagem de 22 anos, de Minas Gerais, que tinha testado positivo para Covid-19 em abril, foi posteriormente dado como recuperado, e voltou a ser diagnosticado no final do mês de junho, tendo morrido na última segunda-feira, segundo o portal de notícias G1.

O Ministério da Saúde brasileiro informou que está em contacto com a Secretaria de Saúde estadual, que “investiga o caso”, mas que, “neste momento, não é possível afirmar que esta é a segunda vez que a doença atingiu” o jovem.

“De acordo com a literatura médica, existem casos de pacientes curados de Covid-19 que voltam a apresentar um novo episódio da doença, mas não existem certezas se estes quadros representam uma nova infeção ou uma reincidência do quadro inicial. Faltam evidências científicas se são resquícios da mesma infeção”, indicou o Ministério da Saúde.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 545 mil mortos e infetou mais de 11,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights