Câmara de Lisboa rejeita testes obrigatórios para passageiros que cheguem a Portugal

9 de Julho 2020

A Câmara de Lisboa rejeitou esta quinta-feira uma moção do CDS-PP que pedia a testagem obrigatória para os passageiros que cheguem a Portugal por fronteiras aéreas ou marítimas, no âmbito da pandemia da Covid-19.

O documento, apreciado em reunião privada do executivo municipal, teve os votos contra dos socialistas e do BE – que têm um acordo de governação da cidade -, a abstenção do PCP e os votos favoráveis do CDS-PP e PSD.

Os centristas destacam na moção que atualmente Portugal “é o segundo país da União Europeia mais Reino Unido a registar o maior número de novos casos de infeção por Covid-19 por milhão de habitantes”, defendendo que “a medição de temperatura corporal” em vigor no aeroporto da capital “é uma medida básica que não permite identificar casos assintomáticos” e “aplicada em qualquer empresa, estabelecimento comercial ou edifício público”.

“Por absurdo, pode admitir-se que os edifícios da Câmara Municipal de Lisboa são tão seguros quanto o Aeroporto de Lisboa: em ambos os casos, apenas é verificada a temperatura a quem chega”, lê-se no texto.

Na ótica do CDS-PP, o maior partido da oposição na autarquia, são precisas “medidas de prevenção mais robustas nos aeroportos e portos portugueses”, num momento em que a situação do país é “particularmente preocupante na região de Lisboa e Vale do Tejo” e em que há “necessidade de se reativarem setores-chave da economia nacional, como o turismo, que representa cerca de 15% do PIB”.

Os centristas pretendiam que os viajantes apresentassem um teste de despistagem da Covid-19 com resultado negativo obtido no país de origem nas 72 horas anteriores à viagem ou que realizassem o teste à chegada a Portugal.

O país regista hoje mais 13 óbitos por Covid-19, em relação a quarta-feira, e mais 418 casos de infeção confirmados, dos quais 328 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.644 e o total de casos confirmados é de 45.277.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights