Cerca de 10 mil pessoas recebem apoio alimentar no concelho de Loures

9 de Julho 2020

Cerca de 10 mil pessoas estão a receber atualmente apoio alimentar da Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, numa altura em que os pedidos de ajuda estão a aumentar devido à pandemia da Covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara de Loures, Gonçalo Caroço, alertou para o facto de chegarem à autarquia cada vez mais pedidos de ajuda devido a carências alimentares.

“Logo em março apercebemo-nos dessas carências e criámos uma rede com as instituições de solidariedade social para fazer chegar o alimento a essas pessoas”, referiu o autarca.

Neste momento, estão a ser apoiadas cerca de 10 mil pessoas, através de 30 instituições de solidariedade social do concelho de Loures.

Segundo explicou Gonçalo Caroço, muitas dessas pessoas beneficiam também de apoios de outras instituições, como o Banco Alimentar e a Segurança Social, sendo o apoio da autarquia “um complemento à sua subsistência”.

“São pessoas que durante este período da pandemia perderam rendimentos, quer devido a situações de ‘lay off’, quer de desemprego. Não se tem verificado melhorias e a tendência é mesmo para piorar”, alertou.

O autarca destacou, igualmente, o trabalho que está a ser levado a cabo pelas equipas de saúde pública no âmbito do combate à Covid-19, que está a permitir referenciar novas situações de carência alimentar.

“Tínhamos muitas famílias referenciadas, mas conseguimos agora referenciar outras. A ideia é garantir esse apoio durante o confinamento, mas o sistema está montado e poderão continuar a beneficiar deste tipo de apoio no futuro”, apontou.

Até ao momento, a Câmara de Loures já investiu mais de meio milhão de euros no apoio alimentar às famílias mais carenciadas.

O município de Loures tem duas uniões de freguesias onde estão a ser aplicadas medidas mais restritivas para conter a propagação da Covid-19.

Essas medidas estão a ser aplicadas em 19 freguesias de cinco dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Portugal regista esta quinta-feira mais 13 óbitos por Covid-19, em relação a quarta-feira, e mais 418 casos de infeção confirmados, dos quais 328 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights