China adverte para pneumonia mais letal que a covid-19 no Cazaquistão

10 de Julho 2020

Uma nova "pneumonia desconhecida", mais fatal do que a covid-19, matou mais de 1.700 pessoas este ano no Cazaquistão, na Ásia Central, segundo um aviso emitido pelas autoridades chinesas na quinta-feira.

“O Departamento de Saúde do Cazaquistão e outras agências estão a realizar pesquisas comparativas e ainda não definiram a natureza do vírus que causa esta pneumonia”, afirmou a embaixada chinesa no Cazaquistão, em comunicado transmitido aos seus cidadãos a viver no país.

Novos casos de pneumonia de causa não identificada têm vindo a aumentar significativamente, desde meados de junho, apontou a embaixada, acrescentando que, em alguns locais, as autoridades estão a relatar centenas de novos casos por dia.

Até agora, o aumento está concentrado nas regiões de Atyrau, Aktobe e Shymkent, lê-se no comunicado da embaixada, que cita a imprensa local. A doença matou 1.772 pessoas este ano, algumas das quais eram cidadãos chineses, segundo a mesma fonte.

“Esta doença é muito mais letal do que a covid-19”, apontou.

O número de casos de pneumonia na cidade Nursultan mais do que duplicou, em junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a agência de notícias do Cazaquistão Kazinform, que citou dados oficiais.

“Até 200 pessoas são internadas todos os dias. Nos últimos dias, cerca de 300 pessoas diagnosticadas com pneumonia foram levadas para o hospital diariamente. Outras recebem tratamento em casa”, disse o chefe do departamento de saúde de Nursultan, segundo a Kazinform.

A embaixada chinesa alertou os cidadãos na região para limitarem saídas e evitarem multidões. Também incentivou a medidas preventivas, como o uso de máscara, desinfetar espaços, lavar as mãos com frequência e permitir uma boa circulação de ar nos espaços internos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights