EAPCI apresenta Core Curriculum Europeu para a Cardiologia de Intervenção

10 de Julho 2020

O Comité de Educação e Treino da EAPCI (European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions) anunciou esta sexta-feira a proposta de Core Curriculum para a Cardiologia de Intervenção no jornal internacional EuroIntervention. O documento visa promover a qualidade, a mobilidade e o “reconhecimento da sua idoneidade”.

De acordo com o presidente e co-autor do Comité de Educação e Treino da EAPCI, Rui Campante Teles, “este documento pretende proporcionar um consenso europeu atualizado que define o nível de experiência e conhecimento no campo da Cardiologia de Intervenção.”

A nova certificação da EAPCI foi concebida com o objetivo de “apoiar o reconhecimento de competências a nível europeu e a livre circulação de especialistas certificados na Comunidade Europeia. Promove também programas de educação e formação homogéneos entre os países, proporcionando aos doentes o reconhecimento de profissionais com qualificação apropriada para estas técnicas muito especializadas”.

Para João Brum Silveira, presidente da Associação Portuguesa de Cardiologia de Intervenção “a adesão dos Cardiologistas de Intervenção ao Core Curriculum Europeu irá promover a qualidade e a mobilidade, entre os países europeus, dos profissionais desta subespecialidade, assim como assegurar o reconhecimento da sua idoneidade”.

A estrutura proposta para o Core Curriculum da Cardiologia de Intervenção representa uma evolução dos programas anteriores por forma a seguir as recomendações atuais da Sociedade Europeia de Cardiologia. O documento publicado recomenda que a aquisição de competência em Cardiologia de Intervenção requer pelo menos dois anos de formação pós-graduada, para além de quatro anos dedicados à cardiologia.

A primeira parte do Core Curriculum abrange aspetos gerais da formação e é seguida por uma descrição exaustiva das componentes específicas em 54 capítulos. Cada um dos capítulos inclui declarações dos objetivos, e é ainda subdividido nos conhecimentos, aptidões, comportamentos e atitudes necessários.

Mais informações sobre o documento Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo da UC ajuda a desvendar estratégias do cérebro

 Um estudo científico liderado pela Universidade de Coimbra (UC) concluiu que as pessoas quando pensam em objetos têm o espaço mental organizado em dimensões, que ajudam o cérebro a reconhecer e a organizar informação sobre eles.

USF-AN aponta falta de 1.125 médicos de família

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira que faltam 1.125 médicos de família e pediu medidas específicas para reter os profissionais no SNS para além da idade da reforma.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights