Medição da temperatura aos passageiros causa constrangimentos quando há mais voos em Lisboa

11 de Julho 2020

A ANA – Aeroportos de Portugal reconheceu que a medição da temperatura dos passageiros pode causar “alguns constrangimentos em momentos de maior concentração” de voos de chegada no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Na sexta-feira à noite, José Oliveira, um passageiro que chegou às 21:41 – segundo a informação disponível no site da ANA – ao aeroporto Humberto Delgado num voo proveniente da Horta, nos Açores, relatou à Lusa a existência de “um pandemónio” devido à aglomeração de pessoas na zona das chegadas.

A Lusa constatou através de fotografias enviadas por este passageiro que havia um grande número de pessoas nesta secção do aeroporto, todas com máscaras, mas em incumprimento das regras de distanciamento físico recomendadas para mitigar a propagação da pandemia.

Questionada sobre esta situação, a ANA referiu que o “cumprimento das medidas de medição de temperatura à chegada e de realização de testes covid-19 pode causar pontualmente alguns constrangimentos em momentos de maior concentração de voos de chegada”.

De acordo com a informação disponível na página na internet da ANA, chegaram 19 voos ao aeroporto de Lisboa entre as 21:00 e as 22:00 – período que engloba a chegada do voo (21:41) do passageiro que denunciou a concentração de pessoas sem o cumprimento do distanciamento social.

“Procuramos dar resposta célere às necessidades de segurança sanitária e encontrar as melhores soluções para minimizar os incómodos dos passageiros nas circunstâncias excecionais atuais”, acrescentou fonte da ANA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights