Grécia reabre a voos do Reino Unido mas exige teste negativo

13 de Julho 2020

A Grécia vai reabrir os seus aeroportos a voos do Reino Unido a partir de quarta-feira, mas exigirá aos passageiros a apresentação de um teste negativo ao novo coronavírus realizado até três dias antes.

Segundo o porta-voz do Governo grego, Stelios Petsas, ao Reino Unido seguir-se-á a Suécia, a 22 de julho, e, no final do mês, os Estados Unidos, todos na condição da apresentação de testes à Covid-19.

A Grécia retomou as ligações aéreas com 29 países a 15 de junho, lista que alargou a mais 46 países a 01 de julho, mas não impôs nesses casos a apresentação de testes pelos passageiros, prevendo apenas fazer testes aleatórios.

Esta condição foi também imposta por Atenas na única fronteira terrestre que reabriu, a de Promachonas, na fronteira com a Bulgária.

O porta-voz disse que haverá um controlo da autenticidade dos testes e que estão previstas sanções para eventuais falsificações.

O executivo grego, liderado pelo conservador Kyriakos Mitsotakis, visa com estas medidas controlar o aumento de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 no país, sem restringir o turismo, o grande motor da economia da Grécia, responsável por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nas últimas semanas, o país regista um número médio diário de cerca de 30 novos casos, face a menos de uma dezena antes de 01 de julho, destacando-se nos novos contágios casos que não estão relacionados com outros infetados.

Desde o início da pandemia, a Grécia regista 3.803 casos de infeção e 193 mortes associadas à Covid-19.

O Reino Unido é o país europeu mais afetado pelo novo coronavírus, com 44.819 mortos em mais de 289 mil casos, mas é também um dos principais mercados da indústria turística grega.

A Suécia, por seu lado, regista 74.898 casos e 5.526, uma incidência bastante superior à de outros países europeus com população semelhante.

Os Estados Unidos são o país do mundo com mais mortos (135.205) e mais casos de infeção confirmados (mais de 3,3 milhões).

Desde que foi identificado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, em dezembro na China, a pandemia de Covid-19 já infetou quase 13 milhões de pessoas em todo o mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights