Londres cria visto especial de imigração para profissionais de saúde pós-‘Brexit’

13 de Julho 2020

O Reino Unido vai introduzir um visto especial para as áreas da saúde e assistência social no âmbito do sistema de imigração pós-‘Brexit’ que vai entrar em vigor em 2021, revelou a ministra do Interior, Priti Patel.

Numa declaração escrita apresentada aos deputados, Patel disse que esta medida “vai tornar mais fácil e rápido a profissionais de saúde internacionais talentosos” serem recrutados para o serviço de saúde pública e para assistência e cuidados em lares de idosos ou ao domicílio.

Além de uma taxa de custo pelo visto e um período de resposta à candidatura reduzidos, os profissionais daqueles setores vão ser isentos do pagamento da sobretaxa pelo uso dos serviços de saúde britânicos.

A medida faz parte do novo sistema de imigração por pontos que o governo de Boris Johnson vai introduzir a partir de janeiro, pondo fim à liberdade de circulação dos cidadãos europeus no Reino Unido, determinada pela saída britânica da UE em 31 de janeiro.

O novo sistema vai impor critérios para atribuir vistos de trabalho e residência aos imigrantes, como qualificações profissionais ou académicas e um salário mínimo de 25.600 libras (30.800 euros).

“Numa altura em que um número crescente de pessoas em todo o Reino Unido está à procura de trabalho, o novo sistema baseado em pontos vai incentivar os empregadores a investir na força de trabalho doméstica do Reino Unido, em vez de simplesmente depender de mão-de-obra do estrangeiro”, refere Patel.

O sistema, inspirado no modelo da Austrália, deve entrar em vigor em 01 de janeiro de 2021, quando acabar o período de transição pós-‘Brexit’.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights