Londres cria visto especial de imigração para profissionais de saúde pós-‘Brexit’

13 de Julho 2020

O Reino Unido vai introduzir um visto especial para as áreas da saúde e assistência social no âmbito do sistema de imigração pós-‘Brexit’ que vai entrar em vigor em 2021, revelou a ministra do Interior, Priti Patel.

Numa declaração escrita apresentada aos deputados, Patel disse que esta medida “vai tornar mais fácil e rápido a profissionais de saúde internacionais talentosos” serem recrutados para o serviço de saúde pública e para assistência e cuidados em lares de idosos ou ao domicílio.

Além de uma taxa de custo pelo visto e um período de resposta à candidatura reduzidos, os profissionais daqueles setores vão ser isentos do pagamento da sobretaxa pelo uso dos serviços de saúde britânicos.

A medida faz parte do novo sistema de imigração por pontos que o governo de Boris Johnson vai introduzir a partir de janeiro, pondo fim à liberdade de circulação dos cidadãos europeus no Reino Unido, determinada pela saída britânica da UE em 31 de janeiro.

O novo sistema vai impor critérios para atribuir vistos de trabalho e residência aos imigrantes, como qualificações profissionais ou académicas e um salário mínimo de 25.600 libras (30.800 euros).

“Numa altura em que um número crescente de pessoas em todo o Reino Unido está à procura de trabalho, o novo sistema baseado em pontos vai incentivar os empregadores a investir na força de trabalho doméstica do Reino Unido, em vez de simplesmente depender de mão-de-obra do estrangeiro”, refere Patel.

O sistema, inspirado no modelo da Austrália, deve entrar em vigor em 01 de janeiro de 2021, quando acabar o período de transição pós-‘Brexit’.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights