MatosinhosHabit disponibiliza intérpretes de língua gestual nos atendimentos

14 de Julho 2020

A MatosinhosHabit, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) anunciou esta terça-feira que vai disponibilizar intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos atendimentos. A iniciativa tem como objetivo garantir as mesmas oportunidades de acesso à habitação a todos os munícipes.

De acordo com a MatosinhosHabit existe uma enorme dificuldade na comunicação entre munícipes em situação de surdez e os colaboradores nos pedidos de acesso à habitação. “Consciente e atenta às dificuldades de comunicação que alguns dos munícipes enfrentam diariamente, a MatosinhosHabit decidiu dotar todos os seus serviços de respostas adequadas e personalizadas para os diferentes públicos-alvo que recorram aos mesmos”.

Com o intuito de garantir as mesmas oportunidades a toda a população, foi implementado um circuito interno de encaminhamento para pessoas em situação de surdez que “acautela todos os seus direitos assim como uma resposta ajustada à realidade de cada utente”.

O administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, explica que o “principal objetivo ao disponibilizarmos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos atendimentos é, sem dúvida, estarmos mais próximos dos munícipes e possibilitar que todos tenham direito a um acompanhamento e um apoio adequado a cada situação. Foi neste sentido que a MatosinhosHabit decidiu dotar os seus serviços de respostas inclusivas”.

Para a concretização destas medidas, a MatosinhosHabit adaptará os conteúdos informativos das suas plataformas digitais (site e redes sociais), aos programas disponibilizados e ainda à orientação das candidaturas dos vários programas, o que permitirá facilitar a sua divulgação e recurso por parte das pessoas em situação de surdez.

A MatosinhosHabit vai, ainda, preparar todos os colaboradores para o contacto inicial com estes munícipes. “Nesse sentido, consideramos que a formação dos nossos colaboradores na primeira linha do atendimento era fundamental. Com este conjunto de medidas estaremos aptos para responder a todas as solicitações e efectuarmos assim um encaminhamento correto de todos os processos, sem exceção”.

PR/HN/Vaishaly Camões

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