Debate ibérico sobre impacto da pandemia no turismo

15 de Julho 2020

O impacto da pandemia de Covid-19 no turismo é o tema do primeiro debate online realizado conjuntamente pelas agências de notícias de Portugal e Espanha, Lusa e Efe, hoje e quinta-feira.

O fórum virtual conjunto – que será transmitido através de uma plataforma online e das redes sociais de ambas as agências – resulta de uma parceria inédita entre a Lusa e a Efe, no contexto do EURAGORA, financiado pelo projeto-piloto europeu Stars4Media, que pretende apoiar a inovação no setor dos media, através da formação e da cooperação transfronteiriça dentro da União Europeia.

Para inaugurar a parceria, Lusa e Efe escolheram o tema do turismo, que está a sofrer efeitos devastadores com a pandemia de Covid-19, particularmente na Península Ibérica.

Organizações internacionais, comissários europeus, ministros e autarcas, representantes da indústria e dos consumidores dos dois países vão debater dois grandes tópicos: “Segurança, o que esperam os consumidores, como respondem indústria, governos, União Europeia?” (dia 15 de julho, às 10:00 de Lisboa) e “Reinvenção e oportunidades: sol e praia/urbano e cultural/turismo rural” (dia 16 de julho, às 10:00 de Lisboa). Ambos podem ser acompanhados Aqui e Aqui.

O primeiro debate – que será moderado pelos presidentes da Lusa e da Efe, Nicolau Santos e Gabriela Cañas, respetivamente – contará com o comissário europeu Thierry Breton, representantes da Organização Mundial do Turismo e da Organização Mundial da Saúde, os ministros português (da Economia) e espanhola (do Turismo), que tutelam a área, e representantes do setor (AHP, em Portugal, e Mesa del Turismo, em Espanha) e dos consumidores (Deco, em Portugal, e OCU, em Espanha).

O segundo debate – que será moderado pelos diretores de Informação da Lusa e da Efe, Luísa Meireles e José Manuel Sanz, respetivamente – contará com a comissária europeia Elisa Ferreira, a responsável pelos fundos europeus para projetos ibéricos, Elena de Miguel, e a administradora delegada em Portugal do projeto hispano-luso Gerês-Xurês, Sónia Almeida.

O tema será ainda debatido por representantes das regiões turísticas de Algarve e Baleares e pelos autarcas de Madrid e Lisboa, bem como por representantes da indústria e dos clientes.

A Europa é a região mais visitada do mundo e acolhe países líderes do setor do turismo, como França, Espanha, Itália, Grécia ou Portugal. O setor do turismo representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia, onde emprega cerca de 27 milhões de pessoas (12% do mercado de trabalho comunitário).

Em Portugal, o setor do turismo é a maior atividade económica exportadora, tendo sido, em 2019, responsável por 52,3% das exportações de serviços e por 19,7% das exportações totais. Nesse ano, as receitas turísticas registaram um contributo de 8,7% para o PIB nacional português.

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, o turismo representa 12% do PIB de Espanha, que, em 2019, recebeu perto de 84 milhões de turistas internacionais. No ano anterior, Espanha havia sido o segundo destino mundial de chegadas e estadias por turismo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights