Alguns tipos de stresse em início de vida associados à depressão na juventude

16 de Julho 2020

Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (JAACAP), publicado pela Elsevier, reporta que indivíduos expostos na fase inicial da vida a situações de stresse (ELS) são mais propícias a desenvolver um distúrbio depressivo maior (MDD) na infância ou adolescência do que indivíduos que não foram expostos a ELS.

Os resultados apoiam uma associação entre oito diferentes tipos de stresse em início de vida e o desenvolvimento da depressão na juventude.

Ao examinar a associação entre oito tipos diferentes de ELS e a depressão na juventude, os autores encontraram que enquanto alguns tipos de ELS (tais como a pobreza) não eram associados à MDD, outros tipos de stresse, incluindo o abuso emocional, estavam associados mais fortemente com a MDD do que avaliações mais alargadas de ELS.

“Os investigadores documentaram que o stresse em início de vida aumenta o risco de desenvolver depressões na vida adulta. Queríamos saber o grau em que estava associado com a depressão no início de vida – especificamente na infância ou adolescência”, disse o autor principal Joelle LeMoult, doutorado e investigador na Universidade de British Columbia, em Vancouver no Canadá. “Dado que os primeiros resultados da depressão muitas vezes significam um curso recorrente pela vida fora, descobrimos que a exposição ao stresse em início de vida mais do que duplica a possibilidade de alguém desenvolver depressão na juventude”.

“Os achados indicam que existe uma fina janele entre a adversidade e a depressão, durante a qual temos a oportunidade de intervir”.

A descoberta é baseada uma meta-análise de dados de 62 artigos de jornais e mais de 44 mil participantes únicos. Os estudos que avaliam o stresse no início de vida e a presença ou ausência de MDD antes dos 18 anos de idade foram também incluídos.

Comparados com jovens que não foram expostos a ELS, os jovens expostos eram 2,5 vezes mais prováveis de desenvolver MDD. Os autores concluíram ainda que oito meta-análises adicionais para examinar a associação entre diferentes tipos de ELS e um diagnóstico de MDD na infância ou adolescência. O abuso sexual ou físico, a morte de um membro da família, a violência doméstica e o abuso emocional foram associados a um risco significativamente superior de MDD na juventude. Em contraste, a pobreza, doença ou lesão, e a exposição a desastres naturais não têm ligação.

Várias variáveis moderaram a associação entre a ELS e MDD na juventude. Por exemplo, estudos que utilizaram uma base de análise de entrevistas ou que incluíram amostras de tamanhos superiores reportaram associações mais fortes entre a ELS e a depressão.

Juntos, os resultados forneceram provas de que o efeito adverso da ELS na MDD se manifesta mais cedo no desenvolvimento, antes da idade adulta, e varia por tipo de ELS. Para além disso, as conclusões apoiam recomendações para a utilização de melhores métodos de pesquisa na investigação sobre o stresse no início de vida.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights