Projeto do Politécnico de Leiria selecionado para integrar as Academias Gulbenkian do Conhecimento

16 de Julho 2020

O projeto titulado “Gym2beKind" desenvolvido pelo Politécnico de Leira acaba de ser selecionado para integrar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto tem como objetivo promover o treino de competências sociais dos alunos da  Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, com recurso a jogos de tabuleiro modernos.

Para a líder do projeto, Marlene Rosa, o reconhecimento do projeto “vem atestar a pertinência deste projeto de inovação pedagógica” através da formação de habilidades de comunicação dos “futuros profissionais de saúde”.

“Esta metodologia com recurso a jogos e dinâmicas, destaca-se por oferecer uma excelente oportunidade para treino de competências específicas, num contexto de simulação ‘não forçada’, em que os jogadores são naturalmente incentivados a negociar e a cooperar, correndo riscos e assumindo decisões em equipa, mas permitindo ainda que estes se adaptem à evolução do jogo, consoante as regras, alterando as suas estratégias colaborativas com o objetivo de promover a resolução de problemas em cenários em constante mudança”, explica a docente

De acordo com os dirigentes do projeto o próximo passo do Gym2beKind, com a integração na rede Academias Gulbenkian do Conhecimento, passa por dotar a ESSLei com equipamentos apropriados, jogos especializados para as ações de formação previstas; capacitar os docentes da ESSLei com formação adequada para implementação desta iniciativa em período letivo; além de criar hábitos na agenda letiva dos cursos e espaços comuns na ESSLei para a implementação regular destas metodologias. Uma hora por semana, juntamente com mais 30 minutos de metodologias orientadas focadas no debate das aprendizagens obtidas, em 20 sessões com um máximo de 16 pessoas por sessão, é a proposta do “Gym2beKind”.

A coordenadora do projeto sublinha a importância das competências sociais dentro da saúde, defendendo que “a comunicação clínica efetiva deve ser um objetivo nuclear da educação de todos os profissionais desta área”.

É neste sentido que Marlene Rosa afirma que “a qualidade de experiências de aprendizagem de jovens adultos nos primeiros anos de ensino académico é determinante para a sua adaptação ao contexto e para o seu sucesso profissional”, destacando que “estratégias de ensino especializadas que respondam às suas maiores dificuldades podem facilitar esta adaptação”.

A formalização da integração do “Gym2beKind” na rede Academias Gulbenkian do Conhecimento irá decorrer numa sessão agendada para o início do mês de outubro, com a atribuição de financiamento, seguindo-se a fase de apoio por mentoria, que incluirá o mapeamento, a análise e a identificação de necessidades de intervenção, a monitorização do projeto e a avaliação de resultados.

O projeto é liderado por Marlene Rosa, docente da ESSLei e investigadora do Citechcare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, do Politécnico de Leiria, sendo desenvolvido em conjunto com a associação leiriense Asteriscos, em colaboração com o seu vice-presidente, o investigador Micael Sousa, especializado na aplicação de jogos em contextos de formação.

As Academias Gulbenkian do Conhecimento foram lançadas em 2018 como objetivo de promover competências para que crianças e jovens sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança, ampliando as suas oportunidades de realização. Até 2022, a iniciativa visa apoiar 100 projetos de promoção de competências, dinamizados, a nível local, através dos quais promovem atividades de âmbito artístico, científico, comunitário, cultural ou desportivo, capazes de fomentar o pensamento crítico, a comunicação, a resiliência, o trabalho em equipa, a superação da frustração, a capacidade de resolução de problemas complexos e adaptação à mudança.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights