UE disponibiliza 10,4 ME para tecnologia na saúde e educação em África

17 de Julho 2020

A União Europeia (UE) decidiu hoje alocar 10,4 milhões de euros para promover a tecnologia nos setores da saúde e da educação em África, ajudando República Democrática do Congo, Ruanda e Burundi a combater a pandemia de covid-19.

“A Comissão Europeia anunciou hoje um programa de 10,4 milhões de euros para promover soluções digitais para combater a pandemia do coronavírus e para melhorar a resistência dos sistemas de saúde e educação na República Democrática do Congo, Ruanda, Burundi”, informa o executivo comunitário em comunicado.

Esta nova ajuda da UE ao continente africano visa, então, “promover soluções digitais para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde, tais como o controlo e vigilância nos países visados”, visando também “o reforço dos serviços de educação através, por exemplo, do ‘e-learning’ [educação à distância e por meios digitais] e da formação técnica e profissional”.

Também hoje anunciada, e ainda no âmbito do surto de covid-19, foi a criação da plataforma Hub Digital para o Desenvolvimento, que agregará empresas tecnológicas da UE e africanas – como operadoras móveis de telecomunicações -, para melhorar a acessibilidade dos preços, a conectividade e o acesso aos serviços digitais públicos e privados.

A comissária europeia responsável pelas Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, frisa que “apoio aos parceiros africanos está no centro da resposta global da UE à pandemia do coronavírus”, argumentando que a ajuda hoje anunciada “permitirá aos países parceiros beneficiar de soluções digitais nas áreas dos cuidados de saúde e da educação”.

África registou, nas últimas 24 horas, mais 355 mortes, totalizando 14.399 vítimas mortais devido à covid-19, em mais de 664 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights