UE disponibiliza 10,4 ME para tecnologia na saúde e educação em África

17 de Julho 2020

A União Europeia (UE) decidiu hoje alocar 10,4 milhões de euros para promover a tecnologia nos setores da saúde e da educação em África, ajudando República Democrática do Congo, Ruanda e Burundi a combater a pandemia de covid-19.

“A Comissão Europeia anunciou hoje um programa de 10,4 milhões de euros para promover soluções digitais para combater a pandemia do coronavírus e para melhorar a resistência dos sistemas de saúde e educação na República Democrática do Congo, Ruanda, Burundi”, informa o executivo comunitário em comunicado.

Esta nova ajuda da UE ao continente africano visa, então, “promover soluções digitais para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde, tais como o controlo e vigilância nos países visados”, visando também “o reforço dos serviços de educação através, por exemplo, do ‘e-learning’ [educação à distância e por meios digitais] e da formação técnica e profissional”.

Também hoje anunciada, e ainda no âmbito do surto de covid-19, foi a criação da plataforma Hub Digital para o Desenvolvimento, que agregará empresas tecnológicas da UE e africanas – como operadoras móveis de telecomunicações -, para melhorar a acessibilidade dos preços, a conectividade e o acesso aos serviços digitais públicos e privados.

A comissária europeia responsável pelas Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, frisa que “apoio aos parceiros africanos está no centro da resposta global da UE à pandemia do coronavírus”, argumentando que a ajuda hoje anunciada “permitirá aos países parceiros beneficiar de soluções digitais nas áreas dos cuidados de saúde e da educação”.

África registou, nas últimas 24 horas, mais 355 mortes, totalizando 14.399 vítimas mortais devido à covid-19, em mais de 664 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

Reunião entre USF-AN e Ministério da Saúde Aborda Desafios do SNS

A USF-AN e o Ministério da Saúde realizaram uma reunião online para discutir desafios do SNS, incluindo contratação de médicos, PPP, e modelos de financiamento. Foram abordados 17 pontos, com foco em melhorias para os cuidados de saúde primários.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights