Novartis apresenta portefólio de medicamentos sem fins lucrativos para tratamento de sintomas da Covid-19

21 de Julho 2020

A Novartis anunciou esta terça-feira que vai fornecer cerca de 15 medicamentos a doentes de países mais pobres para tratar os sintomas provocados pelo novo coronavírus. A iniciativa surge como resposta à ausência de uma vacina ou tratamento curativo.  Os problemas inflamatórios e respiratórios relacionados com a Covid-19 podem causar complicações graves e levar à morte, uma situação que exerce uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde mais fragilizados.

O portefólio da farmacêutica para a Covid-19 inclui 15 medicamentos da divisão Sandoz para doenças gastrointestinais, sintomas respiratórios agudos, pneumonia e choque séptico. De acordo com a Novartis “estes medicamentos foram selecionados com base na relevância clínica e disponibilidade para garantir a resposta à procura a nível global.”

A farmacêutica assegura que os medicamentos serão disponibilizados a governos, organizações não-governamentais (ONGs) e outros clientes institucionais de até um máximo de 79 países elegíveis, com lucro zero, para apoiar sistemas de saúde com dificuldades financeiras. Os países terão flexibilidade para selecionar os medicamentos do portefólio que atendam às suas necessidades de saúde. Os países elegíveis devem estar incluídos na lista de países com baixo e médio-baixo rendimento do Banco Mundial.

Do ponto de vista do diretor de operações para a saúde global da Novartis, Lutz Hegemann, “o acesso à medicina pode ser um desafio para doentes de países de baixo e médio-baixo rendimento e a situação piorou durante a pandemia de Covid-19. Com o nosso portefólio queremos ajudar a responder à procura adicional de cuidados de saúde na sequência da pandemia nestes países”.

Os medicamentos incluídos no portefólio de resposta da Novartis à COVID-19 são: Amoxicilina, Ceftriaxona, Claritromicina, Colquicina, Dexametasona, Dobutamina, Fluconazol, Heparina, Levofloxacina, Loperamida, Pantoprazol, Prednisona, Prednisolona, ​​Salbutamol, Vancomicina.

Este portefólio será oferecido juntamente com o portefólio de Acesso da Novartis (medicamentos dentro e fora das patentes contra as principais doenças não transmissíveis) através de um associado da Novartis ou da Sandoz.

“Esta iniciativa tem como base o nosso compromisso global em manter os preços estáveis ​​de um leque de medicamentos essenciais usados ​​no tratamento de doentes com COVID-19”, sublinha o CEO da Sandoz, Richard Saynor. “O portefólio de resposta à COVID-19 para países de baixo e médio-baixo rendimento foi projetado para apoiar os governos no tratamento dos sintomas da COVID-19 antes destes causarem complicações nos doentes”.

O portefólio de medicamentos da Covid-19 é a mais recente contribuição da farmacêutica ao esforço global para combater a pandemia e apoiar a estabilidade dos sistemas de saúde. A companhia comprometeu-se a doar 40 milhões de dólares para apoiar comunidades afetadas pela pandemia em todo o mundo.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights