Patricia Tavares, Especialista em endocrinologia do serviço de endocrinologia do centro hospitalar gaia/espinho

O hipertiroidismo e o calor

07/22/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

O hipertiroidismo e o calor

22/07/2020 | Consultório

A tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta localizada na face anterior da base do pescoço. A sua função é produzir e libertar para a circulação sanguínea duas hormonas, a T3 (triiodotironina) e a T4 (tiroxina), essenciais para o metabolismo das células e o normal funcionamento do organismo. Regulam a temperatura corporal, a frequência cardíaca e tensão arterial, o funcionamento do sistema digestivo, o controlo do peso, os estados de humor, a produção de energia, entre outras funções.

Cerca de 5-10% dos portugueses têm alguma forma de doença da tiroide sendo as mulheres mais afetadas que os homens.

As duas alterações da função da tireoide são o hipertiroidismo (excesso de hormonas) e o hipotiroidismo (défice de hormonas).

O hipertiroidismo resulta na maioria das vezes de uma hiperatividade da tireoide com produção de níveis elevados das hormonas T3 e T4 e consequente aceleração das funções vitais do corpo. O metabolismo acelerado provoca uma maior libertação de calor, a pele torna-se mais quente, avermelhada (por aumento da circulação sanguínea) e transpirada.  Os indivíduos com hipertiroidismo têm intolerância ao calor e geralmente não se sentem bem em ambientes fechados ou expostos diretamente ao sol.

A presença de hipertiroidismo é mais provável quando esta intolerância ao calor é mais exagerada que o habitual e se surgir acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: alterações do humor, agitação, perda inexplicada de peso apesar de aumento do apetite, tremor das mãos, palpitações, diarreia, irregularidades menstruais ou aumento do volume do pescoço (bócio).

A principal causa do hipertiroidismo é uma doença auto-imune da tiroide denominada doença de Graves. Esta doença, além dos sintomas de hipertiroidismo, pode cursar com oftalmopatia que se caracteriza por alterações oculares como edema das pálpebras (olhos inchados), proeminência dos globos oculares (olhos saídos) e diplopia (visão dupla).

As pessoas com hipertiroidismo devem evitar ambientes quentes e fechados assim como a exposição direta à luz solar, privilegiando locais frescos e arejados de forma a minimizar a intolerância ao calor provocada pela própria doença. Quando existem sintomas oculares o uso de óculos escuros é também recomendado.

O hipertiroidismo pode ser muito grave e o seu tratamento complexo pelo que um indivíduo com este diagnóstico deve ser acompanhado por um médico especialista.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights