Bélgica endurece medidas face ao aumento de casos

23 de Julho 2020

O Governo belga decidiu hoje reforçar as medidas para travar o aumento de casos de covid-19, com o uso obrigatório a partir de sábado de máscara em “qualquer lugar com movimento intenso”, como mercados, ruas, hotéis, restaurantes e cafés.

Essas áreas vão ser definidas pelas autoridades locais, anunciou a primeira-ministra belga, Sophie Wilmès. Em relação a hotéis e restaurantes, o uso de máscara não vai ser obrigatório para clientes sentados à mesa.

A máscara já era obrigatória em lojas, cinemas, locais de culto ou até museus e bibliotecas, desde 11 de julho.

“O anúncio de uma endurecimento das regras é um duro golpe para a nossa moral, mas preferimos agir hoje do que nos arrependermos amanhã”, afirmou Sophie Wilmès, conferência de imprensa.

Além do uso de máscara, Wilmès anunciou que as “feiras e exposições ainda não serão retomadas”.

“Estamos a considerar um regresso às atividades a 01 de setembro, sujeito a um monitoramento muito rigoroso e ao uso de máscara obrigatória”, apontou.

Na Bélgica, o número de novas infeções entre 12 a 18 de julho aumentou 89%, com uma média de 184 casos diagnosticados por dia, em comparação com os 98 da semana anterior.

Na quinta-feira, o país totalizou 64.627 casos confirmados desde o início da pandemia e 9.808 mortes.

“Se os números mais recentes sobre a pandemia não nos fazem entrar em pânico, eles devem, contudo, ser levados extremamente a sério. Um aumento de contaminações é parte integrante no processo de saída do confinamento. Não é anormal, mas deve permanecer sob controlo. A contrapartida das nossas liberdades recuperadas é a prudência absoluta. Caso contrário, corremos o risco de tomar medidas extremamente duras”, alertou chefe do Governo.

A Bélgica é um dos países com o maior número de mortes de covid-19 em comparação com a população, com 85 óbitos por cada 100.000 habitantes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 617.500 mortos e infetou mais de 15 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights