Cidade e província de Maputo vão realizar inquéritos epidemiológicos

24 de Julho 2020

O Ministério da Saúde de Moçambique vai realizar um inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19 na cidade e província de Maputo dentro de duas semanas, face ao crescente aumento do número de casos do novo coronavírus, anunciou a instituição.

O diretor nacional de Inquéritos no Instituto Nacional da Saúde (INS) de Moçambique, Sérgio Chicumbe, citado esta sexta-feira pelo Diário Notícias, afirmou que o inquérito vai recair sobre profissionais de saúde, transportadores públicos e privados, vendedores de mercados formais e informais, agentes da polícia e agregados familiares selecionados nos bairros.

“Este exercício vai permitir-nos ter noção da situação epidemiológica na cidade e província de Maputo. Estamos a organizar todo o processo e recursos para que possamos iniciar o trabalho nas próximas duas semanas”, adiantou Sérgio Cumbe.

O inquérito sero-epidemiológico, prosseguiu, justifica-se pelo facto de a cidade e a província de Maputo estarem a registar um crescimento de novas cadeias de transmissão.

“A estratégia de vigilância ativa nas unidades sanitárias e o rastreio de contatos não fornece a dimensão real da pandemia”, frisou o diretor nacional de Inquéritos no INS.

O inquérito consiste em testes sero-epidemiológicos rápidos para a Covid-19, que não detetam a presença do novo coronavírus no momento da sua realização, mas indicam se a pessoa esteve exposta ao vírus.

O resultado é revelado em 15 minutos, ao contrário do teste para a deteção do novo coronavírus, cujo resultado é conhecido em dois dias.

A cidade e província de Maputo, sul do país, estão em segundo e terceiro lugares em termos de número de casos ativos de Covid-19 em Moçambique, com 183 e 191 casos, respetivamente, sendo apenas superados pela cidade de Nampula, norte do país, que conta com 241 casos, de acordo com dados de sexta-feira.

As cidades de Nampula e Pemba, esta também no norte, já realizaram inquéritos sero-epidemiológicos, tendo sido declarados locais de transmissão comunitária.

De quinta para sexta-feira, Moçambique registou mais 25 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.582, mantendo-se com 11 óbitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights