Governo da Guiné-Bissau quer prolongar estado de emergência por mais 30 dias

24 de Julho 2020

O Governo da Guiné-Bissau vai propor ao Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, o prolongamento do estado de emergência por mais 30 dias no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus.

A decisão consta do comunicado do Conselho de Ministros, realizado na quinta-feira, e que contou com a presença da Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo, que apresentou o quadro da situação epidemiológica no país.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde, a Guiné-Bissau regista quase dois mil casos acumulados de infeções por Covid-19, incluindo 26 vítimas mortais e mais de 800 recuperados.

“O Conselho de Ministros deliberou propor ao Presidente da República o prolongamento do estado de emergência por mais 30 dias”, refere o comunicado.

No âmbito do combate à pandemia, o Conselho de Ministros deliberou também reforçar a campanha de prevenção e sensibilização a nível dos órgãos de comunicação social e junto da população para continuarem a observar “com rigor” as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias.

O Conselho de Ministros determinou também “reforçar o controlo da circulação de viaturas interurbanas no âmbito das cercas sanitárias em vigor” para evitar a propagação de contágios nas regiões.

O Governo pretende igualmente executar com maior rigor as “medidas de proibição de transladação dos restos mortais quer do exterior para o país, quer de Bissau para o interior do país”.

Os primeiros casos de Covid-19 na Guiné-Bissau foram detetados em março, tendo o chefe de Estado guineense decretado o estado de emergência, que já foi prolongado por seis vezes, a última das quais até sábado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights