Papel das tecnologias na gestão de doentes com AVC

24 de Julho 2020

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vai realizar esta sexta-feira, às 17h00, um debate sobre a importância do aproveitamento das tecnologias “no apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes”. […]

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vai realizar esta sexta-feira, às 17h00, um debate sobre a importância do aproveitamento das tecnologias “no apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes”. O objetivo é analisar a forma como as medidas motivadas pela Covid-19 podem contribuir para a melhoria da gestão de doentes com AVC.

O webinar que decorre hoje visa promover o debate entre profissionais de saúde sobre “o papel da tecnologia e das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC”. De acordo com João Sargento Freitas, neurologista e moderador do evento, é uma realidade que “a tecnologia e os canais digitais são, mais do que nunca, incontornáveis na organização e funcionamento de qualquer âmbito de atividade”, defendendo uma análise que permita verificar possíveis benefícios do uso das tecnologias para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos doentes”.

O nerologista refere, ainda, que relativamente ao AVC “cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa ou menorizar o impacto de sequelas decorrentes do ataque cerebral”.

A SPAVC considera que a tecnologia tem facilitado o atendimento e tratamento dos doentes com AVC, viabilizando a recuperação de áreas do cérebro afetadas.

Na mesma linha de pensamento Mariana Dias, também moderadora da sessão, salienta que este cenário foi “intensificado com a aceleração digital exigida pela reestruturação dos cuidados de saúde face à pandemia da Covid-19”. A especialista de Neurologia reforça a importância de refletir, no momento atual, sobre as aprendizagens consolidadas, “repensado o acompanhamento dos doentes nas várias fases de abordagem do AVC”.

Temas como a Telemedicina, as apps para smartphones úteis para “strokologistas“, as plataformas de comunicação entre pares, e as ferramentas de apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes, facilitando a partilha de dados e de exames imagiológicos para um melhor e mais rápido diagnóstico, estarão em debate na sessão que decorre hoje ao final da tarde.

A sessão online vai contar com a participação de conotados profissionais de saúde a nível nacional e internacional.

Esta iniciativa, que conta com o apoio exclusivo da Allm, destina-se a profissionais de saúde, os quais poderão solicitar acesso através dos vários canais de comunicação da SPAVC.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights