Centro Hospitalar do Oeste com menos 16% de consultas e 29% de cirurgias

28 de Julho 2020

O Centro Hospitalar do Oeste reduziu a atividade programada no primeiro semestre deste ano devido à pandemia de covid-19 face ao período homólogo, com menos de 16% de consultas e 29% de cirurgias, disse hoje a sua administradora.

A quebra deveu-se “à paragem da atividade assistencial por causa da pandemia [em março e abril], assim como à morosidade que os procedimentos e regras de segurança trouxeram na retoma da atividade assistencial”, justificou Elsa Baião à agência Lusa.

No primeiro semestre, realizaram-se 74.670 consultas em 2019 e 62.984 em 2020, uma quebra de 16%.

No mesmo período do ano, o CHO efetuou 3.677 cirurgias em 2019 e 2.611 em 2020, registando-se assim uma redução de 29%.

No início de maio, as cirurgias foram retomadas nos hospitais de Caldas da Rainha e Torres Vedras, enquanto as consultas presenciais só foram reativadas em Caldas da Rainha.

Durante a pandemia, houve sempre teleconsultas.

Em Torres Vedras, as consultas externas presenciais foram retomadas há duas semanas para as especialidades de medicina, cirurgia geral, anestesia, dor, neurologia, cardiologia, pé diabético e infeciologia.

A demora esteve relacionada com o facto de o espaço das antigas consultas estar ocupado com a urgência covid-19, obrigando a instituição a investir 153 mil euros na aquisição e instalação de contentores no estacionamento do hospital.

O investimento foi feito a pensar na reorganização da urgência de atendimento a casos suspeitos de covid-19, quando a afluência baixasse, explicou a administradora.

Contudo, com o desconfinamento aumentaram os casos de infeção na região, contribuindo assim para o aumento do número de consultas covid, que atingiram as 1.683 até julho nas duas unidades hospitalares.

O internamento covid, concentrado em Torres Vedras, também cresceu, tendo atingido 15 internados até à semana passada, obrigando à transferência de doentes para outros hospitais, situando-se hoje em seis internados.

Em vez de reorganizar a urgência covid, o CHO optou antes por destinar os contentores para as consultas externas, dispondo aí de oito gabinetes médicos numa área de 194 metros quadrados.

Em Torres Vedras, falta ainda retomar as consultas de pediatria, otorrinolaringologia e oftalmologia, porque a pediatria “requer uma sala de espera autónoma” e para as outras duas “gabinetes com determinado espaço para o equipamento de que necessitam”, explicou.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche e detém uma área de influência constituída, a par destes três concelhos, pelas populações de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e de parte dos municípios de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 654 mil mortos e infetou mais de 16,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.722 pessoas das 50.410 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights