Japão admite que afetados por chuva radioativa são sobreviventes da bomba atómica

29 de Julho 2020

Um tribunal japonês reconheceu esta quarta-feira que as pessoas expostas à chamada “chuva negra” radioativa, que caiu após o ataque dos Estados Unidos a Hiroshima em 1945, são sobreviventes de bombas atómicas, tendo direito a benefícios médicos especiais.

O tribunal distrital de Hiroshima determinou que os 84 requerentes, que têm entre 70 e 90 anos de idade, devem ter os mesmos benefícios médicos concedidos às vítimas diretas do bombardeamento realizado no final da segunda guerra mundial e que no Japão são chamadas “hibakusha”.

Após a guerra, o Governo designou áreas como severamente afetadas pelo primeiro bombardeamento atómico da História e concedeu assistência médica gratuita àqueles que estavam nesses locais na altura.

Os queixosos estavam fora dessas áreas, mas foram atingidos pela “chuva negra” que se seguiu ao bombardeamento de 6 de agosto de 1945, tendo argumentado que os efeitos sobre a sua saúde foram semelhantes aos sofridos pelos que estavam nos locais diretamente afetados.

“Não há nada irracional nas reivindicações das pessoas que dizem ter ficado encharcadas pela ‘chuva negra’”, disse o presidente do tribunal, o juiz Yoshiyuki Takashima, segundo a estação de televisão pública NHK.

“Os documentos médicos mostram que essas pessoas sofrem de doenças relacionadas com a bomba atómica e preenchem os requisitos legais exigidos para serem ‘hibakusha’”, acrescentou.

O sistema médico japonês já determina benefícios para os idosos, cobrando apenas 10% dos custos dos seus cuidados aos que têm mais de 75 anos, mas esta decisão judicial tem um caráter altamente simbólico para aqueles que, durante muitos anos, defenderam ter sofrido os terríveis efeitos da bomba atómica.

Após a decisão, um homem saiu do tribunal e desenrolou uma faixa proclamando “vitória total”, provocando gritos de alegria dos queixosos e dos seus apoiantes.

Em março, o Governo central reconheceu 136.682 pessoas como ‘hibakusha’, incluindo as de Nagasaki, alvo de uma segunda bomba nuclear, em 9 de agosto de 1945.

Cerca de 140 mil pessoas foram mortas imediatamente e nos meses seguintes em Hiroshima e 74.000 em Nagasaki.

O Japão realiza na próxima semana a cerimónia que assinala o 75º aniversário dos dois ataques.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights