Skulls

30 de Julho 2020

É deveras difícil entender o mundo em que vivemos. Principalmente por não entendermos, frequentemente, as regras que o comandam. Em tempo de pandemia, quando todos julgávamos que países como os EUA e o Brasil aderissem às recomendações da Saúde Pública, fomos desenganados pelo comportamento dos líderes máximos dessas nações: o inqualificável Donald Trump e o genocida Jaír Bolsonaro. 

Digo isto para vos introduzir no seguinte dilema. Este texto jamais poderá ser promovido no Facebook, devido à adjetivação qualificativa dos inomináveis presidentes.

A situação é no mínimo estranha. A plataforma social mais utilizada no mundo permite que a Besta Jaír diga o que quiser e recomende o que lhe passa no momento pela cabeça, mesmo que tal vá contra todas as recomendações da OMS. Como também permite que qualquer néscio diga o que lhe apetece na troca de mensagens.

Dizem que o fazem para combater fake news.

E o que são fake news para as mentes iluminadas do Facebook? Deixo-vos dois exemplos vividos na primeira pessoa. Aqui há meses bloquearam-me a conta por eu ter reproduzido uma nota de imprensa dando conta do lançamento de um medicamento em que uma das substância ativas era um canabinoide. Estamos a falar de um medicamento aprovado pelas autoridades reguladoras, legal, sem qualquer relação com o estupefaciente canábis.

Protestei, gritei e tive como resposta que o Facebook não admitia a promoção do consumo de drogas na rede.

E lá fiquei bloqueado até ter arranjado forma de me reinscrever com um nome ligeiramente diferente.

Esta semana, novo bloqueio: quisemos promover uma entrevista (em podcast) com o médico e deputado Ricardo Baptista Leite, eleito pelo PSD. Não! Político e deputado é combinação certa para fake news. Lá insistimos, explicando que se tratava de um deputado eleito, com assento parlamentar. Não!

E como quem pode, pode….

Agora, o que me faz mais espécie em toda esta trama, é que estamos a falar de uma rede social que fatura milhões em Portugal mas que não paga um centavo em impostos.

O que fazer? Por mim, entrava à bofetada, mas sei que politicamente isso não seria bem visto. Agora, espero, isso sim, que os senhores deputados da Assembleia da República façam qualquer coisa, determinante. Ou permaneçam no esgoto da censura para onde o Facebook os lançou.

MMM

 

2 Comments

  1. Fabio Mota

    O artigo, além de agressivo ao povo brasileiro, é baseado em informações equivocadas. Lamentável!

  2. Miguel Mauritti

    A informação vertida no artigo é factual. Ou melhor…. Confesso que para reproduzir a realidade deveria ter colocado mais caveiras.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights